O Jogo

Iga Swiatek é marca de luxo

Número um mundial, a polaca, de 22 anos, venceu Roland Garros pela terceira vez e o futuro pertence-lhe

-

A viver um período de descrença entre alguns adeptos, o “tour” feminino tem, finalmente, a grande figura desejada. Sem surpresa, a de Varsóvia somou ontem o quarto título do Grand Slam.

MANUEL PÉREZ

Está longe de ser uma atleta modelo em termos de músculo e chega a encobrir a timidez num leve sorriso, mas, para se transforma­r na melhor atriz do ténis atual, teve de recorrer ao instinto assassino que conhecia dos livros de Agatha Christie ou Alexandre Dumas e que a acompanham­nabagagem.Iga

Swiatekmos­trou,ontem,possuir também uma capacidade de superação nos grandes certames e o terceiro título em Roland Garros – bem como o primeiro no US Open do ano passado – concedem-lhe o raro estatuto de imbatível em todas as finais do Grand Slam.

Líder do ranking WTA, chegou à decisão em Paris sem ceder qualquer set e parecia bem encaminhad­a para se manter assim, depois do 6-2 sobre Karolina Machova (43.ª). A checa, de 26 anos, fiel à fama de tomba-gigantes ao longo da quinzena, vendeu cara a derrota e esteve perto da surpresa. Ganhou o segundo set por 7-5, mas não teve a mesma força mental para evitar o definitivo 6-4 para a polaca.

Está encontrada a jogadora mais jovem a chegar aos três títulos em Paris desde Monica Seles e, juntando o US Open, é também a mais nova a ganhar quatro majors desde Serena Williams.Discutirre­cordesde precocidad­e é a tal garantia de que Swiatek será o próximo abono de família do WTA. Questionad­a a propósito do tamanho dos sonhos, replicou: “Não sei o que serei capaz de fazer, a não ser que terei de continuar a trabalhar diariament­e para jogar o melhor possível, evoluir como atleta e, sinceramen­te, não tenho nenhum grande objetivo”.

 ?? ?? Aos 22 anos, Swiatek tem recordes de juventude ao nível de Serena Williams
Aos 22 anos, Swiatek tem recordes de juventude ao nível de Serena Williams

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal