O Jogo

“ÀS VEZES FALHEI, MAS ESPEREM MUITO MAIS”

Avançado admitiu que a época teve muito de aprendizag­em e que ficou aquém do que pode fazer. Lesões também complicara­m, mas Gabriel não quer usar isso como desculpa

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Contratado ao Palmeiras, o jogador de 20 anos somou apenas 718 minutos e garante que será capaz de fazer bem melhor na próxima temporada, com mais oportunida­des e melhor aproveitam­ento.

Foi sem rodeios e desculpas que Gabriel Veron admitiu a necessidad­e de subir o nível de desempenho na próxima temporada, depois de meses de adaptação ao futebol europeueao­FCPorto.Em2022/23, o extremo somou apenas 718 minutos, nos quais apontou um golo e somou quatro assistênci­as. Registos que o jogador contratado ao Palmeiras sabe que ficam aquém não só do que pode fazer, mas também do que o clube precisa. “Com certeza que podem esperar muito mais [de mim] para honrar a camisola do FC Porto. Não pode faltar nada”, projetou o brasileiro de 20 anos. A condição física foi outro obstáculo que Veron teve de ultrapassa­r, com lesões que o obrigaram a ficar fora de cena em diversos períodos ao longo da temporada, mas que o atacante rejeita usar como escudo. Aliás, mais depressa vira isso contra si próprio. “Não vou dizer que foram as lesões que atrapalhar­am, já tive bastantes problemas com lesões. Não quero colocar a culpa nesse aspeto, porque isso é do meu corpo. Espero que não aconteça a mesma coisa na próxima época e possa mostrar o meu real valor”, vincou o camisola 7, consciente que também “não foram apenas as lesões” que impediram mais tempo de utilização: “Tive algumas oportunida­des, que acho que consegui aproveitar bem. Contudo, espero que, na próxima temporada, possa estar ainda mais forte, mais firme para poder aproveitar melhor. Tive alguns momentos em que falhei, mas a intenção nuncaseráe­ssa.Onossomaio­r objetivo é colocar o FC Porto onde ele sempre merece estar, que é no topo de tudo, e que eu possa ter mais oportunida­des para mostrar o que sei fazer, que é jogar futebol.”

Tratou-se assim de “um ano aprendizag­em e adaptação”, pelo facto de trocar uma liga (brasileira) por outra, mas que ainda assim teve pontos positivos, sobretudo porque os dragões não foram de férias de mãos a abanar. “Acho que foi um ano muito bom, vencemos três títulos em quatro. Espero que a próxima época possa ser de mais vitórias ainda”, analisou Veron, para quem “a equipa do FC Porto é a melhor que há”. “Infelizmen­te, não ganhámos o campeonato, que era o nosso maior objetivo, mas fizemos uma grande época. Na próxima, vamos entrar mais fortes, mais firmes e mostrar o nosso verdadeiro valor.”

Internacio­nal jovem pelo Brasil e campeão do mundo de sub-17 em 2019, Veron sonha com uma chamada ao Escrete e sabe que o melhor caminho para isso passa por ajudar o FC Porto. “É o objetivo de qualquer jogador, e logo a seleção a brasileira, onde há uma disputa de qualidade e de competênci­a incrível. Mas temos sempre de nos focar no clube, porque é aqui que temos de mostrarono­ssofutebol­e,consequent­emente, ir à seleção”, encerrou Veron.

“Não vou dizer que foram as lesões que atrapalhar­am, porque isso é do meu corpo”

Gabriel Veron Extremo do FC Porto

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal