O Jogo

SAD não toca na formação

Apesar de uma época que não trouxe títulos, os técnicos de iniciados, juvenis, juniores, sub-23 e bês vão manter-se

- FREDERICO BÁRTOLO

Mais do que os troféus, leões valorizam o desenvolvi­mento dos futebolist­as e a interligaç­ão entre escalões. Plano é que equipa B e de sub-23 tenham melhores argumentos no futuro.

O JOGO sabe que, para 2023/24, nada vai mudar nos bancos das equipas de formação. Apesar de os leões não terem conquistad­o qualquer título em iniciados, juvenis, juniores e sub-23, os treinadore­s desses escalões vão prosseguir no comando técnico dos mesmos. O Nacional de Iniciados ainda não terminou, mas o Sporting não tem já a possibilid­ade de ser campeão, ainda assim Bernardo Bruschy vai avançar para a quinta temporada como técnico dos sub-15. Nos juvenis, o Benfica sagrou-se ontem campeão e os leões lutam pelo segundo lugar: José Gomes ficará para uma quarta época ao comando do escalão. Nos juniores, o Famalicão levou a melhor sobre todos, mas Pedro Coelho abraçará a quinta temporada no escalão. A aposta na continuida­de é a prova de que a SAD e os responsáve­is da Academia de Alcochete acreditam no trabalho que tem sido desenvolvi­mento e cujo principal objetivo não passa pelos troféus, antes pelo desenvolvi­mento do potencial dos futebolist­as. Ora, a constante ascensão de jogadores mais novos a escalões superiores representa essa aposta, mas tem fragilizad­o, em alguns momentos de decisão, a luta por títulos.

Acresce ainda dizer que os sub-23, liderados por João Pereira, vão ter também o ex-jogador do clube na liderança da equipa, havendo o plano de dotar esse plantel de alguns ativos que possam permitir que estes sejam mais competitiv­os.

Na equipa B, Filipe Çelikkaya, manter-se-á e renovou apenas por um ano. Garantiu apenas na última jornada a permanênci­a na Liga 3, mas o desenvolvi­mento dos atletas a pensar na equipa A foi valorizado e o próprio Rúben Amorim defendeu a sua continuida­de, para a que correlação entre os conjuntos prossiga. O plano é, como O JOGO noticiou, dotar essa equipa secundária de maior qualidade e lutar pela subida à II Liga.

Mas não tem sido habitual a formação acabar sem qualquer título. É preciso recuar até 2016 para encontrar tal situação no reino do leão, que sempre se destacou pela qualidade nas camadas jovens. Em 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19, os títulos não foram entregues.

 ?? ?? Çelikkaya vai manter-se nos bês com o objetivo de subir à II Liga
Çelikkaya vai manter-se nos bês com o objetivo de subir à II Liga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal