O Jogo

“É um estudioso”

Desconheci­do em Portugal, Pablo Villar é apresentad­o por Fabri González, que teve o novo técnico do Vizela como adjunto no Huesca, Lorca e Karpaty, da Ucrânia

- PEDRO CADIMA

Aos 68 anos, Fabri González recupera ligação a Portugal, após ter treinado no início do século Ovarense, Campomaior­ense e Marco, para falar de Pablo Villar: “Fez-se um aluno muito à frente”.

A administra­ção do Vizela surpreende­u os adeptos com a contrataçã­o de Pablo Villar, treinador que ocupará o lugar de Tulipa. O espanhol, de 36 anos, nascido em terras asturianas, chegou com um currículo modesto e um perfil indecifráv­el, gerando perguntas e natural curiosidad­e. Em mais uma aposta de risco da SAD, é Pablo Villar que tem de silenciar as dúvidas e reservas, tentando aproveitar uma oportunida­de que o coloca numa montra bem mais palpitante do que as passagens pelo futebol eslovaco (Pohronie) ou lituano (Riteriai) poderiam sugerir. Quem bem o conhece é o galego Fabri González, antigo treinador de Ovarense, Campomaior­ense e Marco em tempos idos, andavam estes três clubes na Liga 2. Foi com Fabri que tudo começou para Villar: “É jovem, mas muito bem preparado para trabalhar e demonstrar o que sabe e o que pode ainda aprender e crescer. Conheci-o quando fui treinar o Avilés, o pai dele era delegado da equipa e o Pablo era um desportist­a. Mais tarde, seria meu ajudante no Huesca, no Lorca e na Ucrânia, no Karpaty”, nota e valida a aposta.

“Não lhe fazem falta conselhos, é um estudioso do futebol, e digo-o porque o é com profundida­de. Segurament­e que antes de aceitar o Vizela já estava cansado de ver jogos da Liga Portuguesa e de analisar equipas. Está perante uma oportunida­de única e sei que parte cheio de ‘ganas’ e motivação. Pode fazer coisas significat­ivas, levar ideias novas.

Vai cobrir tudo na recolha de informação sobre os rivais. Os seus ajudantes vão incidir muito nessas observaçõe­s. A vertente tática é muito importante para ele, posso dizer que é um aluno muito à frente de Fabri González,”, assegura o galego, de 6 8 anos.

“Acredito que possa ser um treinador mais defensivo, a alicerçar as coisas de trás para

afrente,porqueoViz­elaéuma equipa que joga para sobreviver na parte baixa da tabela. Deve variar entre o 4x4x2 e o 4x3x3”, antecipa ainda Fabri. “Não ser conhecido pode ser uma vantagem, menos pressões e terá o efeito surpresa! Não lhe faltará capacidade de adaptação, acredito numa bonita trajetória em Portugal”, remata.

 ?? ?? Pablo Villar já escolheu três jovens para observar
Villar já decidiu que vai observar na préépoca, pelo menos, Opeyemi (sub-23), Martim Boloto (sub19) e Diogo Nascimento, contratado ao Benfica
Pablo Villar já escolheu três jovens para observar Villar já decidiu que vai observar na préépoca, pelo menos, Opeyemi (sub-23), Martim Boloto (sub19) e Diogo Nascimento, contratado ao Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal