O Jogo

EIS O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS

Novak Djokovic atinge o recorde de 23 títulos do Grand Slam, ao ganhar em Roland Garros e crava mais outros marcos históricos

-

Física e mentalment­e muito forte na final em que bateu o norueguês Casper Ruud (7-6, 6-3, 7-5), também se tornou, em Paris, no único vencedor de, pelo menos, três edições de cada um dos Grand Slam.

MANUEL PÉREZ

Está encontrado o GOAT do ténis, por obra e graça de Novak Djokovic, o melhor de todos os tempos, ao conquistar, ontem, o 23.º título no acumulado dos quatro maiores torneios do mundo. O terceiro triunfo em Roland Garros surge depois de outros tantos no US Open, dez no Open da Austrália e sete em Wimbledon.

Em julho de 2011, antes de assumir pela primeira vez a liderança do ranking ATP, tinha ganho apenas dois majors, enquanto Roger Federer já ia nos 16 e Rafael Nadal nos nove. A lenda sérvia somou mais 21, o congénere espanhol mais 13 e o suíço quatro, parando nos 20, em 2018. A corrida ao recorde passou a ser um exclusivo de Nole e Rafa, este sempre à frente do rival, mas estacionou no “20”, desde o título, há um ano, em Roland Garros. As lesões do maiorquino ajudaram a estender uma passadeira vermelha, onde o balcânico vem desŶlando com sucesso.

Aos 36 anos e a cumprir a vigésima temporada como profission­al, Djokovic esgotou todos os recordes e sem a retirada à vista, ao invés de Nadal que vai embora em 2024, está disponível para dar ainda mais brilho ao palmarés. À chegada a Paris, alertou que o seu corpo já não responde tão bem à exigência de uma quinzena com sete encontros à melhor de cinco sets, mas raramente precisou de ir aos limites.

Mantendo-se saudável, irá com toda a certeza fazer mais vezes aquilo que fez no momento da final em que Casper Ruud estava no máximo rendimento. Ou seja, uma exibição de excelência, apoiada em golpes de enorme profundida­de e tiros do fundo do court, levando o nórdico a perder-se nessa tempestade. Hoje, Djokovic volta ao primeiro lugar do ranking, entra na 389.ª semana nesse posto e renovar o título em Wimbledon é “o próximo desafio”.

 ?? ?? Antes de receber a Taça dos Mosqueteir­os, Djokovic vestiu o casaco bordado com o #23 mágico
Antes de receber a Taça dos Mosqueteir­os, Djokovic vestiu o casaco bordado com o #23 mágico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal