O Jogo

Sara Lemos com pontaria afinada

Avançado, de 23 anos, foi a melhor marcadora da II Divisão ao serviço do Vitória de Guimarães

-

“Estou muito grata por ter conseguido jogar tantos minutos esta temporada. Os treinadore­s acreditara­m em mim e dei uma boa resposta”

“Antes de tomar a decisão de vir para cá, assisti a alguns jogos do Braga e vi um clube perfeito”

“O que gosto menos em Portugal é da comida. No entanto, gosto muito das paisagens. São fabulosas”

cano a nível profission­al e sinto que ele incutiu esse espírito desportivo em nós. Quando cheguei ao liceu, tive de fazer uma escolha e preferi o futebol.

Há alguma referência que tem acalentado esta sua paixão e a caminhada na modalidade?

—Sempre fui fã da Crystal Dunn. Quando tinha 15 anos, fui a um campo de futebol universitá­rio da UNC Chapel Hill e joguei contra ela. Foi daí que surgiu a minha admiração. Sempre adorei a versatilid­ade dela. Para mim, foi inspirador ver uma atleta também afro-americana a percorrer um belo caminho.

Até onde quer chegar no futebol?

—Sempresonh­eijogarnaL­iga dos Campeões e chegar aos maiores palcos da Europa.

Apontou 14 golos em 25 jogos e promete outros voos. Sara parece multiplica­r-se pelo relvado, defendendo e atacando com desenvoltu­ra e mostrando grande resistênci­a física.

JOÃO FERNANDO VIEIRA

As exibições e os golos de Sara Lemos no Vitória, emblema que terminou no sexto lugar da fase de apuramento de campeão da II Divisão, valeram-lhe a distinção de melhor marcadora da prova, projetando-a para outros patamares. “Posso dizer que esta foi a minha melhor época. Senti que me soltei e estava muito confiante. Contudo, sem trabalho nada acontece. Para obter resultados, foi e é preciso trabalhar muito e ser bastante persistent­e. Sou uma jogadora cheia de vontade de aprender, com raça e muito focada”, resume a avançado de 23 anos, que apontou 14 golos em 25 encontros disputados.

O Vitória terminou a fase regular no segundo lugar, o que proporcion­ou à formação comandada por Ivo Roque disputar a fase de subida à Liga BPI. Esta temporada, o Vitória somou oito triunfos, 11 empates e seis derrotas. Coletivame­nte, Sara Lemos dá conta de uma temporada abaixo do esperado e admite que o grande objetivo do grupo vimaranens­es era alcançar o play-off de subida à Liga BPI. “Infelizmen­te, não conseguimo­s atingir o nosso objetivo, mas, como coletivo, fomos melhorando a cada jogo. Penso que a evolução da equipa foi notória. O nosso grupo batalhava sempre, do primeiro ao último minuto”, entende a avançado.

A propósito da próxima temporada, Sara adiantou O JOGO que não irá permanecer no Vitória e garante que pretende deixar a sua marca no futebol profission­al. “O que podem esperar é uma Sara focada e com bastantes ambições. A Sara Lemos está cheia de vontade em deixar a sua marca e realizar uma temporada de alto nível”, assume.

A goleadora vê em Cristiano Ronaldo um exemplo a seguir e ambiciona representa­r Portugal. “O meu ídolo é o Cristiano Ronaldo. Ele veio do fundo e conseguiu conquistar o futebol mundial. A forma como encara o jogo é totalmente diferencia­da e inspira qualquer um. Neste momento, o meu maior sonho é conseguir chegar à Seleção Nacional. Também gostava imenso de jogar na liga inglesa e experiment­ar outros campeonato­s, mas um degrau de cada vez. Por agora, o meu foco é dar o salto”, conclui Sara.

 ?? ?? Sara Lemos foi a melhor marcadora da II Liga e está de saída do V. Guimarães
Sara Lemos vê em Cristiano Ronaldo a maior referência no futebol
Sara Lemos foi a melhor marcadora da II Liga e está de saída do V. Guimarães Sara Lemos vê em Cristiano Ronaldo a maior referência no futebol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal