O Jogo

A triste lotaria do andebol de praia

Portugal voltou a perder o bronze para a Dinamarca, no último remate do desempate

-

Paulo Félix fez apostas arriscadas, descansand­o jogadores para os grandes momentos, a equipa respondeu sempre à altura, mas o último remate português na estreia do andebol de praia em Jogos Europeus, embora indefensáv­el, só fez abanar a barra da baliza da Dinamarca. A Seleção Nacional, que dominara o primeiro set na discussão da medalha de bronze (20-10), e teve um momento de desconcent­ração no segundo, com duas faltas atacantes seguidas que encaminhar­am o resultado para o 18-23 final, tombou de forma inglória mesmo a fechar o “shootout” (6-8), os contraataq­ues que na praia funcionam como penáltis, em nome do espetáculo.

“O andebol de praia é isto. A Dinamarca ajustou algumas coisas e fomos infelizes na finalizaçã­o. O ‘shootout’ estava preparado e sabíamos como os rematadore­s e guarda-redes faziam, mas é parte do jogo”, relatou o técnico nacional, que já no recente Europeu, realizado na Nazaré, levara a equipa ao quarto lugar, perdendo o bronze para a mesma Dinamarca. Desta vez, Portugal até falhou o primeiro contra-ataque, com o guardião nórdico a defender o remate de Tomás Van-Zeller – também ele guarda-redes –, que se redimiu pouco depois, ao obrigar o adversário a atirar para fora. José Silva fechou a série e teve a bola azarada que custou a medalha.

“Estamos agora nos oito melhores da Europa e há anos estávamos claramente abaixo”, conta Félix, analisando os pontos positivos de uma presença que revelou vários jogadores de elevado nível, como Gabriel Conceição, Tiago Costa e o melhor marcador de ontem, Rafael Paulo (sete golos, a valerem 12 pontos). A Espanha venceuosJo­gosEuropeu­s,com 2-1 à Hungria na final.

 ?? ?? Simão Santos prepara-se para rematar
Simão Santos prepara-se para rematar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal