O Jogo

“O míster Conceição é um dos melhores do mundo”

Toni Martínez lembra que foi Sérgio a levá-lo do Famalicão para o FC Porto e enaltece os feitos do técnico em “anos de gestão difícil”. Manter parceria é desejo para 2023/24

-

Grau de exigência do homem do leme azul e branco é o que o distingue dos outros treinadore­s, considera o ponta de lança espanhol. “Ele nunca acha que estás no máximo”, sublinha o 29.

FRANCISCO SEBE Em que aspetos da evolução do Toni se notou mais o dedo de Sérgio Conceição?

●●● —Em primeiro lugar, tenho que dizer algo que raramente disse. Às vezes até podem pensar o contrário por causa de situações como a da substituiç­ão na final da Taça, mas estou imensament­e grato ao míster, porque é por ele que estou no FC Porto. Trouxe-me do Famalicão, deu-me confiança e, mesmo não sendo um titularíss­imo, acho que sou um jogador muito útil ele também sabeopapel­quetenhona­equipa. Queria deixar-lhe essa palavra de agradecime­nto pela oportunida­de que me deu de jogarnumdo­smelhoresc­lubes do mundo. Em relação à influência dele na minha evolução, já disse a vários colegas de profissão que todos deviam trabalhar uma vez na vida com o míster Sérgio Conceição. Isto porque era uma boa forma de perceberem onde estava o limite de cada um e, mesmo assim, talvez não o encontrass­em. Se um jogador trabalha até ao nível que ele pretende, é um treinador que te espreme ao máximo. E ele nunca acha que estás no máximo! [risos] Por isso é que a melhor forma de saberes onde está o teu limite é trabalhare­s uma vez na vida com o míster Conceição. Foi isso que ele fez tão bem nestes anos de gestão difícil. Sabia que o FC Porto estava a passar por dificuldad­es no momento em que ele chegou e, em cinco ou seis anos, mudou o rumo e tornou novamente o clube num conquistad­or de títulos. A Taça de Portugal foi mais um e não quero deixar de desfrutar. Para quem esteve de fora e teve a oportunida­de de assinar pelo FC Porto, tem um sabor especial.

Acredita que vai continuar a trabalhar com Conceição na próxima época?

—Espero que sim! No futebol nunca se sabe. No FC Porto só se exige o máximo e isso também é uma “desvantage­m”, porque todos temos interessad­os. O míster é um dos melhores do mundo e temos alguns dos melhores jogadores, também. No final de cada época há sempre rumores, jogadores que têm de sair, treinadore­s… Estamos num clube muito grande, sabemos da dimensão do FC Porto e há gente a sair e a entrar todososano­s.Masespero trabalhar com o míster muitos mais anos, porque me leva ao máximo e nunca deixa baixar dos cem por cento.

Taremi “Estou pronto, mas ele é o melhor avançado”

Toni Martínez não esconde: se Taremi deixar o FC Porto, está preparado para “pegar no testemunho”. Porém, o desejo do espanhol é claro e passa pela continuida­de do companheir­o iraniano de azul e branco. “Estou mais do que pronto para, se for necessário, pegar no testemunho, mas espero que não seja preciso assumir o papel do Taremi, que é o melhor avançado da Liga. Quero muito continuar a jogar com ele, há que desfrutar. Não sei se sou uma arma secreta, mas aceito o papel que tenho na equipa. Tento aproveitar todos os minutos, porque sou um sortudo só por poder vestir esta camisola”, afirmou.

“Todos deviam trabalhar uma vez na vida com o míster Sérgio Conceição”

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Toni Martínez Avançado do FC Porto
Toni Martínez Avançado do FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal