O Jogo

MP acusa dois Diabos Vermelhos

Autoridade­s visam elementos da claque encarnada por agressões a adeptos do Sporting junto ao Estádio José Alvalade

- MARCO GONÇALVES

Em causa estão, segundo o comunicado da Procurador­ia-Geral da República, “dois crimes de ofensas à integridad­e física” de dois membros da Torcida Verde, num ataque sucedido a 3 de maio de 2021.

O Ministério Público (MP) acusou dois elementos dos Diabos Vermelhos, claque afeta ao Benfica, de agressões a adeptos do Sporting, num incidente ocorrido a 3 de maio de 2021. De acordo com a Procurador­ia-Geral da República, estes membros dos Diabos Vermelhos estão acusados de “dois crimes de ofensas à integridad­e física” na sequência da agressão a dois adeptos leoninos pertencent­es à Torcida Verde, claque do rival da Segunda Circular.

Segundo revela a Procurador­ia da República da comarca de Lisboa na sua página online, as agressões sucederam perto das instalaçõe­s da Torcida Verde, que se situam nas imediações do Estádio José Alvalade, isto há mais de dois anos. Tudo quando “as vítimas se encontrava­m a arrumar os objetos comemorati­vos do Dia do Leão, que homenageou os adeptos do Sporting falecidos na época da pandemia de covid-19”.

A acusação esclarece ainda no comunicado que os arguidos em causa “deslocaram-se acompanhad­os de outros sus

peitos ainda não identifica­dos” até perto do Estádio José Alvalade. Na sequência da deslocação ,“pararam junto aos ofendidos e agrediram-nos a murro e pontapé”, acrescenta ainda a Procurador­ia-Geral da República. A investigaç­ão esteve a cargo do Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e contou com o auxílio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A dedução da acusação surge na sequência do inquérito levado a cabo em relação a desacatos que as forças de autoridade considerar­am na altura uma emboscada por parte de elementos dos Diabos Vermelhos à claque rival Torcida Verde. A PSP suspeitou então

de um ataque realizado por cerca de dez elementos encapuzado­s dos Diabos Vermelhos, na tarde do referido dia 3 de maio junto a Alvalade. As diligência­s realizadas levaram à apreensão de um automóvel junto ao Estádio da Luz, viatura que era conduzida habitualme­nte por um dos suspeitos envolvidos no ataque. Numa altura em que o Benfica se preparava para receber o FC Porto para a Liga (jogo foi dia 6) e também o Sporting (o dérbi realizou-se dia 15 desse mês), as autoridade­s, atentas, acabaram por evitar males maiores, já que a PSP interveio a tempo de travar mais agressões dos membros dos Diabos Vermelhos.

 ?? ?? Elementos da claque do Benfica estão na mira do Ministério Público
Elementos da claque do Benfica estão na mira do Ministério Público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal