O Jogo

2023: ano negro do Calcio nas decisões

Três finais europeias, a do Mundial sub-20, desaire na Liga das Nações... Seguem-se os sub-21?

-

No ano de 2023, o futebol italiano perdeu um total de quatro finais internacio­nais, entre clubes e seleções jovens. Já esta semana, uma derrota da seleção transalpin­a de sub21 diante da França, no Europeu da categoria que se está a realizar na Roménia e na Geórgia, pôs a descoberto fantasmas quanto a um possível novo fiasco.

Este ano prometia ser proveitoso para o futebol italiano: entre Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference League, eram seis as equipas daquele país nos quartos de final das provas europeias. Dessas seis, três conseguira­m alcançar as finais das respetivas competiçõe­s e rapidament­e o otimismo desenfread­o se instalou. “Calcio is back” foi o slogan adotado pela Serie A nas suas redes sociais.

Contudo, o cenário final foi desastroso para os italianos nas finais europeias… e foi a Roma de José Mourinho que abriu as hostilidad­es, com a derrota nas grandes penalidade­s frente ao Sevilha, na final da Liga Europa. Seguiu-se a Fiorentina, que perdeu por 2-1 com os ingleses do West Ham na final da Conference League e, por fim, o Inter de Milão, derrotado por 1-0 frente ao poderoso Manchester City, na final da Liga dos Campeões.

Três finais, três derrotas. Foi este o balanço dos clubes da Serie A em finais internacio­nais na época que recentemen­te terminou… mas o mau desempenho de italianos em decisões estender-se-ia às seleções, com os sub-20 a sentirem o sabor amargo da derrota na final do Mundial frente ao Uruguai (1-0).

Nova desilusão voltou a surgir com a seleção A, após a eliminação, pela Espanha, nas meias-finais da Liga das Nações. A squadra azzurra que, recorde-se, entre Mundial e Europeu, jogou 10 finais, venceu seis (quatro Mundiais e dois Europeus) e perdeu quatro.

Nesta quinta-feira, a seleção italiana de sub-21 entrou no Europeu da categoria com o pé esquerdo, com a derrota frente à França. O otimismo deu lugar ao pessimismo.

 ?? ?? Simone Inzaghi (Inter) perdeu a final da Champions
Simone Inzaghi (Inter) perdeu a final da Champions

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal