O Jogo

PGA vs LIV: Mulligan à vista?

- Luís Cassiano Neves

1A bomba rebentou em 2021: o circuito da LIV Golf era anunciado, impulsiona­do pelos milhões infindávei­s do fundo soberano saudita. Prometia modernizar o desporto com menos buracos disputados, roupa mais liberal, novo formato de jogo por equipas e, criticamen­te, “prize money” garantido para as estrelas.

2

Do outro lado, o PGA, cujo “tour” tem sede nos USA mas organiza eventos também na Europa e na Ásia, agarrava-se ao peso da sua tradição, a sua ligação ao circuito Europeu e à Ryder Cup. Ameaçado, o Comissário do PGA Tour Jay Monahan anunciou o aumento significat­ivo de “prize money” (mas não garantido) e a expulsão de todos os que aceitassem jogar nos eventos LIV, mantendo o apoio fiel de grandes jogadores, com Tiger Woods e Rory McIlroy à cabeça.

3

O carismátic­o Phil Mickelson aceitou o repto saudita, seguido por nomes grandes como Dustin Johnson, Brooks Koepka ou o excêntrico Ian Poulter. O documentár­io “Full Swing”, da Netflix, capta de forma muito marcada a tensão dicotómica vivida por todos aqueles a quem a LIV endereçou convite, instados a escolher entre o bem e o mal, entre o legado e o dinheiro.

4A LIV recorreu aos tribunais para atacar – o que considera ser – o monopólio do PGA Tour. O PGA alega que a LIV interferiu com os contratos celebrados com os seus jogadores. À margem da guerra jurídica, o PGA acusou os “desertores” de serem peões na estratégia saudita de “sportswash­ing”, de aceitarem dinheiro manchado pelo histórico saudita no campo dos Direitos Humanos. Os jogadores defendem-se com a necessidad­e de maximizare­m os seus ganhos numa carreira curta e instável, e que a sua decisão é absolutame­nte legítima.

5Há duas semanas, PGA e LIV anunciaram tréguas e um princípio de acordo, que inclui também a DP Tour Europeia. PGA e DP mantêm o controlo das suas competiçõe­s, mas os direitos comerciais são concentrad­os numa sociedade com os direitos comerciais da LIV. Pouco se sabe sobre os detalhes, incluindo de que forma serão os “desertores” reintegrad­os no PGA Tour, ou como serão os “resistente­s” compensado­s pelo dinheiro que perderam com a fidelidade à causa. Veremos se este é o capítulo final, ou se o golfe mundial terá de fazer um “mulligan”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal