O Jogo

Isaac Nader vinha “para vencer”

ATLETISMO Prata nos 1500m soube a pouco, mas equipa está a cumprir

-

Portugal fechou o segundo de três dias com a terceira medalha e um sétimo lugar no Campeonato da Europa por Equipas, o que deixa a manutenção muito bem encaminhad­a. Vários atletas surpreende­ram.

Isaac Nader fez uma corrida de 1500 metros taticament­e perfeita. Começou atrás, aos 800 metros colocouse entre os da frente, ao entrar na última volta subiu a segundo e só não teve força para, na reta da meta, ultrapassa­r o espanhol Mohamed Katir. Ficava a prata, com a marca de 3m37,37s, e uma preciosa ajuda para manter Portugal em sétimo no Campeonato da Europa por Equipas. Mas Nader não estava satisfeito.

“Vinha aqui com o objetivo de vencer, como fiz sempre esta época. É a minha terceira corrida de 1500 metros e só queria ganhar. Senti que seria entre mim e o espanhol. Mas ele tem 3.28 minutos, é o segundo melhor mundial do ano e uma referência. Sabia que era difícil. É um atleta de classe mundial, algo a que estou a chegar agora. Foi o que deu”, desabafou o jovem do Benfica, já uma certeza aos 23 anos. Os 15 pontos de Nader ajudaram Portugal a chegar aos 211 e quase assegurar a permanênci­a, após 25 das 37 provas. A Noruega, melhor dos três países em lugar de descida, leva 161, pelo que hoje haverá 50 para gerir.

O êxito deveu-se ainda a Décio Andrade, sexto no martelo, com 72,03 metros – “Não estava solto como queria, mas estou satisfeito, pois tinha a décima marca”, disse o madeirense –, à surpresa Fatoumata Diallo, que vive em França e arrasou na sua série dos 100 barreiras (recorde pessoal de 55,57 segundos), sendo sétima na soma das duas séries, e a Emanuel Sousa, oitavo no disco (59,44 m). Sisínio Ambriz, embora 11.º na geral, bateu o seu recorde nacional de sub-20 (13,85 segundos), sendo o melhor júnior europeu do ano, e a fechar a estafeta de 4x100 metros feminina voltou a bater o máximo nacional. Os 44,27 segundos de Lorene Bazolo, Arialis Martinez, Rosalina Santos e Íris Silva valeram o nono lugar.

 ?? ?? Isaac Nader fez uma corrida taticament­e perfeita
Isaac Nader fez uma corrida taticament­e perfeita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal