O Jogo

“Organizar é uma ambição”

João Paulo Correia falou a O JOGO em Cracóvia e revelou agrado com modelo “descentral­izado”

- CARLOS FLÓRIDO

Secretário de Estado do Desporto tem assistido à “chuva de medalhas”, elogiou a “diversidad­e das conquistas” e acredita que um dia Portugal se deverá candidatar a receber os Jogos Europeus.

O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, foi ao atletismo ver o título de Auriol Dongmo e a prata de João Coelho, visitando ontem a canoagem, para aplaudir a prata de Fernando Pimenta – “Ele é uma referência, uma inspiração. Esteve quase a ganhar, é um orgulho para Portugal e um exemplo no desporto internacio­nal”, elogiou – e depois o título de Kevin Santos e Teresa Portela. “Estou satisfeito com a chuva de medalhas. A prestação está a ser bastante positiva. Temos um vasto conjunto de atletas ao mais alto nível europeu em várias modalidade­s. É importante falar da diversidad­e das conquistas, que correspond­emàexpecta­tivade um desporto português em cresciment­o”, destacou ainda.

Desafiado por O JOGO, revelou que a candidatur­a à organizaçã­odeunsJogo­sEuropeus “é uma ambição que o país desportivo tem de possuir, mas até lá temos de criar condições para isso”. “A nossa capacidade organizati­va é conhecida no plano internacio­nal e, em 2022, recebemos o maior número de eventos. Esse é um reconhecim­ento da qualidade das nossas organizaçõ­es e instalaçõe­s”, respondeu João Paulo Correia.

O formato criado pelos polacos, que além de Cracóvia têm provas em mais 12 cidades, utilizando instalaçõe­s já existentes, é vista como algo que “abre portas e facilita”. “Um evento destes não coloca a mesma questão dos Jogos Olímpicos, que têm uma concentraç­ão de provas numa cidade ou região. Aqui há provas a mais 80 quilómetro­s. É uma solução que vai fazer o seu caminho”.

 ?? ?? Secretário de Estado com os medalhados Pimenta, Portela, Santos e Baptista
Secretário de Estado com os medalhados Pimenta, Portela, Santos e Baptista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal