O Jogo

Roller a construir um legado de campeões

-

O Roller Lagos Clube de Patinagem detém uma certa hegemonia na vertente de velocidade, o que, no entender do presidente Jorge Paulino, “é um legado deixado por atletas de craveira, ao que se junta a muita força dos atletas e a perseveran­ça dos treinadore­s, dirigentes e pais”. O Roller, prossegue, “é um clube que se faz de pessoas com grande gosto pela modalidade, e nós tivemos a sorte e o engenho desse legado ter transitado para os mais jovens”.

O nome de Diogo Marreiros, o melhor patinador de sempre da patinagem de velocidade, tem de vir logo à baila. “É a cara do clube. Ganhou quatro medalhas de ouro no último Europeu,éumatle ta e pessoa de excelência,édac idade e do Rol ler. Como no nosso país não se pode viver só disto, ele seguiu a sua vida, mas dá uma ajuda sempre que preciso eé um exemplo permanente ”. Os treinadore­s Nelson Albino e Márcia Batista juntam-se à conversa e reconhecem a adaptação contínua a novas formas de treino, novos materiais, patins e pistas. A propósito, a pista onde decorre a reportagem, na Escola Júlio Dantas, foi a primeira do género a nível nacional, também fruto do apoio da Autarquia. “Com bom equipament­o, os atletas moralizam-se, crescem e almejam chegar sempre mais longe. Este Patinódrom­o é uma mais-valia e faz aumentar o gosto pela patinagem de velocidade. Este ano conquistám­os 36 medalhas, 12 das quais de ouro”.

Além da velocidade, a disciplina que dá maior visibilida­de e títulos, o Roller tem patinagem artística, hóquei em patins e agora skate. O rollerski está na calha e a velocidade no gelo figura no enquadrame­nto do clube, que movimenta cerca de uma centena de atletas e organiza o prestigiad­o torneio Terras do Infante. “Temos um apoio brutal dos pais, sem eles não íamos a lado nenhum”, conclui Paulino.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal