O Jogo

Gil Eanes sempre a colecionar títulos

-

●●● O andebol feminino do Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes é um caso de sucesso no panorama da modalidade, não só pelo bicampeona­to conquistad­o em 2009/10 e 2010/11 como, também, pela dedicação e passos seguros das atletas e dos dirigentes. O melhor exemplo é elucidativ­o: depois dos títulos nacionais chegou a crise, o clube teve de suspender as seniores e manteve apenas os escalões deformação, até que, em 2018/19, com todas as condições reunidas, voltou a atividade da equipa principal, que, duas épocas volvidas, conseguiu subir àI Divisão.

“O bicampeona­to é um marco. Foram épocas de ouro, com grandes atletas e treinadore­s e muitas histórias”, vinca Mauro Santos, o agora presidente, que jálev amais de 20 anos na coletiv idade .“Tenho def alardo saudoso Alek san der Donner, que ao princípio torceu o nariz e mais tarde saiu encantado com o andebol feminino”. A seguir a ele foi João Florêncio a conduzir a equipa ao título, e, depois, “acabou o subsídio camarário e tivemos de suspender as seniores, porque as despesas eram muitas, mas, com muita paciência e trabalho, reativámos o escalão eé um orgulho termos voltado ao topo apenas com algarvias”.

Mauro Santos enfatiza os 35 anos de história do Gil Eanes, que começou pelo desporto escolar, destacando os três títulos nacionais de 2021/22 (sub-17, sub-20 e seniores II Divisão) e as vitórias desta época na Taça do Algarve (sub-16 e seniores) e no Regional (sub-14). “Garantimos a permanênci­a na I Divisão, o que foi muito difícil, face à redução de 12 para 10 equipas, e vamos manter a aposta num grupo formado por algarvias”, onde as internacio­nais Matilde Rosa – no Gil “desde bebé” – e Carmen Figueiredo, às quais se junta agora a regressada Soraia Lopes, são as referência­s. “Temos cerca de 130 atletas e todos os escalões, alguns deles com mais de uma equipa”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal