O Jogo

Râguebi com final amargo

Sonho olímpico foi perdido após duas derrotas pesadas, com Irlanda (0-24) e Espanha (0-42)

-

●●● Se a equipa feminina de râguebi sevens cumpriu à tangente a meta nos Jogos Europeus, sendo oitava depois de perder com Alemanha (7-22) e Itália (7-34), a masculina tinha metas mais ambiciosas e falhou-as com estrondo, pois a luta por um lugar nos Jogos Olímpicos, que em Cracóvia reduzia a lista de candidatos a três, gorou-se em dois resultados pesados. A Irlanda bateu os lobos por 24-0, arrebatand­o depois o ouro e o lugar em Paris’2024 frente à Grã-Bretanha (26-12), os britânicos e a Espanha vão ao último torneio de qualificaç­ão, esta após o inesperado 42-0 aos portuguese­s no jogo pelo bronze.

Frente aos irlandeses o início foi positivo e os dois ensaios e conversões de Dardis foram já perto do intervalo (0-14). No segundo tempo surgiram mais dois, mas o desempenho, sobretudo a defender, não era mau perante a melhor equipa do torneio e Manuel Marta voltava a exibir a sua qualidade.

A verdadeira “final” dos pupilos de Frederico Sousa era a do terceiro lugar, perante a Espanha, e aí surgiu o pesadelo. Pol Pla fugiu logo pelo meio da defesa, Josep Serres escapou a seguir pela direita e o 0-14 em dois minutos desanimou os portuguese­s, que aparentava­m ser uma equipa cansada – a ventania matinal atrasou o jogo das “meias” e reduziu o descanso – e desanimada. A Espanha nunca parou de carregar e até o ensaio de honra, obtido por Portugal na última jogada, foi anulado. “Tivemos resultados positivos, mas ao fim de três dias há diferenças físicas e mentais”, explicou o selecionad­or da única equipa amadora entre as finalistas.

“Ao fim de três dias nota-se a diferença física e mental” Frederico Sousa Selecionad­or sevens masculinos

 ?? ?? Espanha foi sempre mais forte no jogo decisivo
Espanha foi sempre mais forte no jogo decisivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal