O Jogo

Itália proíbe número 88 nas camisolas

Iniciativa partiu do governo italiano, com a concordânc­ia da federação, e insere-se nas medidas de combate ao antissemit­ismo A oitava letra do alfabeto é o H e a sua duplicação remete, simbolicam­ente, para a saudação associada a Hitler, motivo que levou à

- HUGO SOUSA

Itália baniu o número 88 dos relvados e a partir de agora nenhum jogador o poderá usar nas camisolas. A decisão foi anunciada ontem pelo governo italiano e insere-se num projeto de combate ao antissemit­ismo, tutelado pelo Ministério do Interior, tendo merecido a concordânc­ia da federação italiana de futebol.

O 88 recolhe simpatias junto de grupos neonazis, porque a oitava letra do alfabeto é o H e a sua duplicação remete, simbolicam­ente, para Hitler e a saudação que lhe ficou associada: “Heil Hitler”. Além desta medida concreta, foi ainda reforçada a necessidad­e de vetar o acesso aos recintos de material que contenha símbolos associados ao nazismo. Os adeptos da Lázio, sobretudo a franja mais radical, têm estado envolvidos em vários episódios que configuram comportame­ntos antissemit­as e que deixaram o clube em maus lençóis.

Este pacto firmado agora entre governo e federação italiana prevê também a imediata interrupçã­o de jogos em que sejam entoados cânticos ou expressões de conotação antissemit­a.

Os protestos da comunidade judaica contra o uso do 88 não são novos. Buffon foi um caso mediático quando o escolheu, ainda nos primódios da carreira, mas usou-o apenas uma vez, porque os protestos levaram-no rapidament­e a trocá-lo pelo 77 e a esclarecer que não pretendia associar-se ao movimento antissemit­a. Ainda assim, o número foi resistindo e, na última época, Pasalic (atalanta), Basic (Lázio), Rincón (Sampdória) e Praszelik (Hellas Verona/Cosenza) usaram-no em Itália.

Em Portugal, na I Liga da últimatemp­orada,GonçaloRam­os (Benfica), Castro (Braga), Marrugo (Vizela) Eteki (Casa Pia) e João Victor (Portimonen­se) escolheram-no. Gonçalo Franco (Moreirense) e Manuel Figueiredo (Estrela da Amadora) também o adotaram, entre os clubes que subiram de divisão.

 ?? ?? Basic, da Lázio, tinha o 88 estampado nas costas
Basic, da Lázio, tinha o 88 estampado nas costas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal