O Jogo

“Quero seguir no futebol”

Varela vai tirar o curso de treinador, mas não fecha a porta a outras saídas, sem sair da sua paixão

-

Trabalhar num contexto de formação é um cenário possível, depois das boas sensações trazidas da equipa B do FC Porto. Chega ao fim feliz e realizado, mas estas semanas ainda custam...

Onde está a ordem para ●●● se apresentar na pré-época? É um fim de ciclo para Varela, mas outro vai abrir-se. Não se sabe se junto à relva mas tem a certeza que será no futebol.

Como é voltar de férias e não ter nenhuma mensagem com a data de apresentaç­ão na pré-época?

—É uma sensação completame­nte diferente. Por vezes, ponho-me a pensar. As equipas estão a começar a pré-época e, até agora, não me custou tanto, também foi uma decisãopon­derada,maspensoqu­e, quando começarem todas, aí se calhar vai ser pior. Aquele acordar para o treino deixa de existir. Fiz sempre uma coisa que gosto e a paixão pelo futebol fazia-me levantar da cama mais rapidament­e. É um ciclo que se fecha e com certeza vai abrir-se outro.

Pelo menos estará mais presente para a família... —Deixei de jogar, mas vou querer continuar ligado ao futebol. Se isso acontecer, vou ter as mesmas rotinas ou se calhar piores do que os jogadores de futebol. Por enquanto, estou a desfrutar da família e a aproveitar os momentos.

Quais são os planos então?

—Vou tirar o curso de treinador. Não sei se será aquilo que podereirea­lmentegost­ar,mas vou experiment­ar, estudar, perceber como é que me sinto. Também há outras áreas ligadas ao futebol que posso ver e até gostar. Não me sinto pressionad­o. Gosto de campo, de estar perto dos jogadores, mas sinto-me tranquilo para poder decidir o que for melhor e me fizer sentir feliz.

O futebol de formação seria uma saída?

—Ainda agora tive uma experiênci­a na equipa B em que aprendi muito. Olho para os jovens e posso aproveitar os dois anos que passei na equipa B do FC Porto. Serviram para aprender bastante e posso pôr isso em prática.

“Vou tirar o curso de treinador e ver como me sinto. Gosto de campo, de estar perto dos jogadores”

Ficou alguma coisa por fazer?

—Se me perguntare­m os títulos, eu gostava de ter ganho a Champions pelo FC Porto [risos]. Mas ganhei a Liga Europa. Sinto-me realizado e satisfeito. Esta experiênci­a toda que adquiri vai trazer-me benefícios, porque posso ajudar os mais novos a fazerem o caminho certo, a fazê-los perceber que as coisas por vezes não são tão fáceis, que as dificuldad­es vão aparecer e temos de estar preparados para elas para conseguir uma carreira de alto nível.

“Gostava de ter ganho a Champions pelo FC Porto [risos]. Mas ganhei a Liga Europa. Sinto-me realizado e satisfeito”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal