O Jogo

SEGUNDA VIDA DE MARIO GONZÁLEZ

Avançado entrou na pré-época para ser opção a valer no plantel. Confiança e adaptação a vários cenários

- PEDRO CADIMA

Espanhol deixou bons números na Bélgica e justificou olhar atento de Artur Jorge, que conhece a sua valia da pré-época de 2022/23. Ajuda a lidar com a ausência de Ruiz e potencial saída de Banza.

Mario González ganhou uma segunda vida na Pedreira, cumpre a pré-época com confiança da equipa técnica chefiada por Artur Jorge e motivado em selar a sua afirmação num clube que oferece relevante dimensão europeia. O espanhol, de 27 anos, foi recuperado pelo Braga, havendo a cabal convicção que pode oferecer outra resposta, diferente dadadaem20­21/22,evalorizar acima do valor de mercado que detém, atualmente cifrado em 3,5 milhões.

A passagem pela liga belga, atuando pelo Leuven, pelo qual marcou 15 golos em 24 jogos, acabou por contribuir para este novo enredo, tendo Artur Jorge vontade de aferir todas as condições atuais de González, que conhece as rotinas de jogo que imperam na equipa minhota. De resto, o espanhol é, nesta altura, particular­mente útil para fazer frente a dois cenários. É necessário na prétempora­da

numa lógica de competitiv­idade interna e de valorizaçã­o do treino, já que ainda está distante a incorporaç­ão de Abel Ruiz, presente no Europeu de sub-21. Ao mesmo tempo, a presença do espanhol garante uma resposta imediata à partida de Vitinha a meio da época passada, tem o potencial de retirar da equação a chegada de outro avançado, conseguind­osimultane­amente cobrir uma potencial venda de Banza, caso surja uma propostaqu­esejadoagr­adodoBraga

e do francês.

Há num horizonte breve vários cenários que favorecem um voto de confiança a Mario González, que convive com a prova de fogo de correspond­er a esta reintegraç­ão no Braga numa época onde reina o apetite geral pela Champions, competição que pode exponencia­r o valor de mercado de qualquer atleta.

Após passagem algo modesta pelo Tenerife – 20 jogos e sete golos –, o antigo avançado do Tondela encontrou na

Bélgica uma atmosfera futebolíst­ica que o ajudou a reencontra­r-se com números mais condizente­s com os seus pergaminho­s, igualando mesmo a marca de golos alcançada nos beirões. Os treinos, que começam a sério já amanhã, vão facultar os dados decisivos sobre uma permanênci­a no plantel. Ao avançado atribuem-se ótimas competênci­as e, havendo eficácia, terá uma palavra a dizer. Em 2021/22 não foi além de quatro golos em 25 jogos pelos guerreiros.

 ?? ?? Mario González tem nova oportunida­de para mostrar os dotes de goleador
Mario González tem nova oportunida­de para mostrar os dotes de goleador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal