O Jogo

“Champions pode ajudar a chegar à Seleção A”

Conta que seria um adepto do Benfica, para a Liga dos Campeões sonho jogar na Luz Aos 22 anos, o extremo esquerdo fez 80 jogos no Lens desde que a equipa subiu, virando sensação em França com um segundo lugar. Liga dos Campeões abre um mundo novo

- PEDRO CADIMA

O pai foi para França para trabalhar na construção civil e o menino David, o mais novo entre irmãos que jogaram no Cova da Piedade, seguiu o caminho. O sonho encontrou a mais próspera realidade.

David Costa, 22 anos, é um caso sério em França e um menino no coração dos adeptos do Lens. Conviveu com a cruel perda do Europeu sub-21 mas já pensa na Champions.

Como se desenhou esta época notável do Lens?

—Foi uma época incrível, mesmo havendo momentos em que não joguei, por causa de uma lesão no ombro. O nosso grupo foi excecional, estivemos sempre em cima do PSG. Atingir a Champions ao fim do segundo ano na Ligue 1, o meu terceiro ano de sénior, é fantástico.

Estavam longe de ter esta meta no início da Liga?

—Desde o ano passado fomos percebendo que tínhamos nível para andar na frente, procurando fixar o clube nos cincoprime­iros.Estaépocae­ntrámos muito fortes, sempre a ganhar jogos, sem pensar muito. Correu tão bem que o foco passou a ser não perder o acesso à Champions.

Quais os segredos de um Lens tão inspirador?

—É difícil formar um grupo como o nosso. Todos andam juntos dentro e fora do campo. Há uma liderança especial, de um treinador [Franck Haise] que trouxe a equipa da II Divisão. Eu já o conhecia da equipa B. Confiou muito em mim e tem-me rentabiliz­ado como extremo esquerdo num 3-4-3. Transmitem­otivaçãoen­aspalestra­s encontra as palavras certas. Faz os jogadores sentirem-se bem.

Imagino um ambiente apoteótico numa cidade tão pequena...

—É uma cidade pequenina e parece que todos cabem no estádio. Tivemos casa cheia em todos os jogos, há um amor indescrití­vel pelo clube. Ajudam-nos a dar o máximo.

Está nas nuvens por jogar a Champions em 2023/24?

—É algo de incrível, um sonho decriançat­ambém. Sóasgrande­s equipas jogam esta prova e sempre via os jogos com a minha família. É o perceber que chego ao ponto mais alto, só falta o Mundial. Mais especial ainda é por ser pelo clube que me formou.

Esta ligação desde tão menino ao Lens diz que este é o clube da sua vida?

—O clube da minha vida é o Benfica. O Lens vai ficar gravado no coração, pois estou aqui há mais de dez anos, sinto uma paixão enorme e acho impossível que não se goste deste clube. Aqui todos o amam...

Aos 22 anos, o que pode render esta Champions?

—Pode abrir muitas portas, ampliar o conhecimen­to do que valemos ao mais alto nível. E acho que pode ajudar imenso no que toca à Seleção A. É um sonho que depende dos meus jogos, do que fizer. Tenho de estar sempre a 200 por cento e melhorar para fazer mais golos e assistênci­as.

“O Benfica é o clube da minha vida, mas o Lens está marcado no coração”

Com esse fascínio pela Champions, estando lá o Benfica, como idealiza esses confrontos?

“A Champions é sonho de criança. E chegar lá pelo clube que me formou é mais especial ainda” David Costa Jogador do Lens

—Nem sei como responder, mas seria incrível jogar na Luz contra o Benfica. Gosto da forma como jogam, muito idêntica à nossa. Pressionam muito e fazem muitos golos. Gostei muito de ver jogar o Benfica na última época. Com um grande Gonçalo Ramos, com quem já joguei nos sub-21.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal