O Jogo

Há penáltis de bronze e outros de desilusão

Equipa feminina estreou-se nos Jogos Europeus com uma medalha muito saudada, masculina falhou pela primeira vez o pódio

- CARLOS FLÓRIDO

Se a medalha de bronze da estreante Seleção Nacional feminina era possível, até porque já tinha batido a Polónia na fase de grupos (2-1), voltando

agora a fazê-lo nos penáltis, muito graças à portentosa Jamila Marreiros – a algarvia foi escolhida para porta-estandarte de Portugal na Cerimónia de Encerramen­to de hoje (19h30) – a derrota e o quarto lugar da equipa masculina não estavam em nenhuma previsão. Os campeões da edição anterior também já tinham batido a Espanha a abrir o torneio (7-5), deixando-se desta vez levar para uma decisão nos penáltis onde tiveram um “apagão” absoluto (0-2).

No feminino, pois foi esse o jogo que abriu a tarde e valeu a festa, as polacas adiantaram­se cedo, as portuguesa­s igualaram depois de Wiktoria

Kaczmarek ser expulsa e a equipa da casa fez o 2-1 com um remate de baliza a baliza da guardiã. Um excelente golo de Inês Cruz repôs a igualdade, as portuguesa­s falharam uma oportunida­de para resolver, mas nas grandes penalidade­s contaram com Jamila Marreiros. Depois de ter parado 14 bolas durante o jogo, defendeu mais dois penáltis, uma polaca atirou ao lado e o 3-0 da festa estava feito. “Este é o começo de uma seleção e estamos a começar muito bem. Tivemos inteligênc­ia para controlar o jogo e atacar nos momentos certos”, analisou o técnico Alan Cavalcanti.

Nos homens, e depois do desempate nos penáltis perdido com a Suíça, que custou a final, um jogo de reviravolt­as teve o mesmo desfecho. A Espanha abriu na frente, Portugal liderou nos 3-2 e 5-4, mas as expulsões de Bé Martins e Domingos Cabrera, a lesão de Coimbra e o 5-5 marcado por Ardil vieram em sucessão. Faltava o pior. “Não devíamos ter chegado aos penált is. Tivemos situações mais do que suficiente­s para vencer. Não sei se na cabeça dos jogadores ficou algum fantasma. Nunca tinha visto falhar quatro penáltis seguidos”, desabafou Mário Narciso sobre o final desesperan­te. Sem marcar uma só vez, Portugal foi quarto.

 ?? ?? Equipa feminina estreou-se nos Jogos Europeus com uma medalha de bronze
Equipa feminina estreou-se nos Jogos Europeus com uma medalha de bronze

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal