O Jogo

Israel estraga a festa da Suíça

Helvéticos estavam quase apurados, mas um golo de Weismmann aos 88’ adiou-lhes a qualificaç­ão

- RODRIGO CORTEZ

A Suíça esteve prestes a ●●● festejar ontem a qualificaç­ão para a fase final do Campeonato Europeu de 2024, mas a seleção de Israel conseguiu marcar perto do fim um golo que obriga os helvéticos a esperarem pelo menos até ao próximo sábado pela confirmaçã­o do apuramento.

Quando, aos 36 minutos, o avançado Ruben Vargas (suíço de pai dominicano) apontou o 1-0, começou a cheirar a festa entre os adeptos helvéticos. Na resposta a um cruzamento da direita, o avançado, ao segundo poste, marcou em jeito de cabeça, deixando os centrais contrários especados.

Face à ausência de Miguel Vítor, que estava sem competir depois dos atentados do Hamas a 7 de outubro e agora ficou a descansar face ao elevado número de jogos em poucos dias dos israelitas (três jogos em oito dias), a equipa

alinhou no centro da defesa com Goldberg e Shlomo, incapaz de contrariar­em Varga no lance citado.

A jogar na casa emprestada de Felcsút, na Hungria (devido ao conflito militar no seu território), Israel chegaria ao empate aos 88’, na sequência

de um mau alívio de Edimilson Fernandes, que viu a bola bater-lhe no corpo e ressaltar para a frente de Weissmann. Este, sozinho, não teve dificuldad­e em fazer o golo.

A Suíça pode agora fazer a festa no sábado, ao receber o Kosovo, mas até pode nem precisar de vencer, caso os israelitas não consigam sair vencedores da receção à Roménia, que está igualada no topo com os helvéticos. Um empate, porém, chega aos romenos para afastar os israelitas, garantindo desde logo a sua qualificaç­ão, assim como a da Suíça.

“Devíamos ter segurado o 1-0, mas temos que continuar otimistas, uma vez que, apesar de tudo, continuamo­s com o nosso destino nas mãos”, comentou após a partida Murat Yakin, selecionad­or suíço.

 ?? ?? Davidzada ganha uma bola ao suíço Amdouni
Davidzada ganha uma bola ao suíço Amdouni

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal