O Jogo

“Manter Conceição é um ponto forte”

Otávio não aposta sobre o futuro de Sérgio, mas lembra rumores e gaba-lhe a capacidade de “inovar”

-

Juntando FC Porto e V. Guimarães, Otávio trabalhou oito épocas com Sérgio e aponta“disciplina” e“agressivid­ade” como duas das valências adquiridas com o treinador.

Que balanço faz de sete épocas de trabalho com Sérgio Conceição? O que mudou no seu futebol com o míster?

—A disciplina e agressivid­ade do jogo. Não agressivid­ade de porrada, mas sim de ganhar a bola, lutar por cada lance como se fosse o último. Era meio desligado e desde o V. Guimarães mudei com essa disciplina. Ganhar um duelo nos jogos era o que me dava mais energia. Tinha de ganhar aquele primeiro duelo para continuar bem. Mudei na disciplina, na agressivid­ade e taticament­e também, sem dúvida.

Havia algum choque de personalid­ades entre os dois?

—Não, não. Ele tem o feitio dele, eu tenho o meu, mas sempre a respeitar o outro e sempre em prol do melhor do clube. Tinha as minhas funções, que tentava executar da melhor maneira. Se me pedisse para equilibrar a equipa, tinha de equilibrar e os outros é que faziam golos, eram vendidos, artilheiro­s, tudo... [risos].

Havia anos em que perdíamos e estava muito bem, mas dizia que trocava isso por ser campeão. Depois éramos campeões, não fazia grande coisa e dizia que no ano seguinte queria ser campeão e jogar bem. Felizmente, nos últimos anos consegui isso, estive sempre bem e ganhei títulos.

Acredita que Conceição vai continuar no FC Porto para lá desta época?

—Não sei... Estive sete anos consecutiv­os no FC Porto e todas as épocas diziam que ele ia embora, mas ficou sempre. Luta sempre pelos títulos, está sempre a inovar, faz o que a equipa precisa. Conseguir mantê-lo é um ponto forte do clube. Não sei se vai ficar, depende da vontade dele, de outras coisas... Só desejo o melhor para todos e, se sair, que saia com o título e consiga deixar o FC Porto forte.

“Havia anos em que perdíamos e estava muito bem, mas dizia que trocava isso por ser campeão”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal