O Jogo

Rafael Silva deve chegar amanhã

O jogador que atuava no Leixões será reforço oficial na reabertura do mercado mas pode começar a treinar no imediato

- ANTÓNIO PIRES

Como noticiámos no domingo, o Sporting acertou com os matosinhen­ses a contrataçã­o do defesa brasileiro de 20 anos. Uma aquisição com um custo de 750 mil euros por 90 por cento do passe.

O mercado de transferên­cias de inverno só abre no dia 1 de janeiro, mas o Sporting já garantiu um reforço no sapatinho de Rúben Amorim. Rafael Silva, como noticiámos no domingo passado, vai representa­r os leões e deverá apresentar-se já amanhã em Alcochete, dia marcado para o regresso aos trabalhos do plantel verde e branco.

O defesa central brasileiro, de 20 anos, chegou no verão ao Leixões, provenient­e do Cruzeiro, e conquistou o seu espaço nos matosinhen­ses disputando 14 dos 18 jogos da equipa, 13 dos quais como titular. No último encontro, frente ao FC Porto para a Taça da Liga, Rafael Silva já não esteve nos convocados, tendo assistido ao encontro nas bancadas do Estádio do Dragão.

O Sporting avançou com 750 mil euros para garantir 90 por cento do passe de um jogador que foi formado no Ponte Preta e que chegou a passar pelo juniores do Valladolid, de Espanha, antes de ir para o Cruzeiro onde só jogou pelos sub20 da Raposa.

Recorde-se que, embora não confirmand­o a saída de Rafael Silva para o Sporting, Pedro Ribeiro, treinador do Leixões, perspetivo­u um futuro brilhante ao jogador após o referido encontro com o FC Porto. “Eu sou treinador, não sou a pessoa certa para responder a essa pergunta [tem condições para se impor num grande?]. É um jovem com muito potencial, tem feito um início de época muito bom, tem caracterís­ticas fantástica­s para o futebol moderno e posição que ocupa. Não tenho dúvidas de que é um jogador que o futebol português vai ouvir falar muito. Merece e tem feito por isso”, comentou.

Recentemen­te, a propósito da necessidad­e de reforços de inverno, Rúben Amorim admitiu algumas preocupaçõ­es, nomeadamen­te quanto ao centro da defesa, quer pela ausência de Diomande na CAN ao serviço da Costa do Marfim, quer pelas lesões de Coates e St. Juste, cujos regressos estão apontados para janeiro.

Rafael Silva pode ajudar a aumentar o leque de opções, embora seja um jogador que poderá necessitar de algum tempo para estar pronto para a exigência da I Liga.

Amorim assumiu que tem como prioridade a contrataçã­o de um jogador polivalent­e que faça várias posições em campo. A perspetiva é que possa ser contratado mais um médio com essas carateríst­icas.

 ?? ?? Rafael Silva, à direita, pressiona Andrezinho, do Santa Clara
Rafael Silva, à direita, pressiona Andrezinho, do Santa Clara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal