O Jogo

“Nem precisa de treinar penáltis”

Tiago Silva continua sem falhar castigos máximos pelo Vitória - já vai em oito - e o seu ex-colega Tonel explica porquê

-

Golo ao Rio Ave valeu três pontos e a subida, à condição, ao quarto lugar, em igualdade pontual com o Braga. Influência do médio nota-se sobretudo, diz o antigo central, nas ações em campo.

MELO ROSA

Decisivo na receção ao Rio Ave, Tiago Silva voltou a não falhar um penálti, o oitavo convertido ao serviço do V. Guimarães. Foi também o 17.º concretiza­do na I Liga, onde desperdiço­u apenas um, pelo Feirense, em 2016/17, na receção ao Chaves.

Companheir­o de Tiago Silva em 2015/16 no Belenenses, época em que o jogador do Vitória deixou o clube lisboeta para ingressar no Feirense, Tonel recorda que já na altura revelava “uma tremenda facilidade” nos castigos máximos. “Há jogadores que, por muito que treinem, nunca vão ser grandes batedores de penáltis e há outros que podem treinar menos e vão ser melhores. O Tiago é um caso desses. Não precisa de treinar muito para ser bom nos penáltis”, argumenta o antigo central. “Bate muito bem na bola, é muito confiante e tem boa colocação no remate. Prepara muito bem o remate, equilibra-se bem, também tem um centro de gravidade baixo, boa força muscular e tecnicamen­te é muito dotado”, acrescenta o

agora comentador da Sport TV.

O médio criativo do Vitória também se tem evidenciad­o nos outros lances de bola parada, algo que não surpreende o antigo central. “Tem confiança e uma batida de bola muito refinada. Já vem com ele, com a formação que teve, são detalhes que fazem a diferença”, sublinha.

Tonel aponta onde o seu excolega pode ter mais influência numa equipa muito jovem. “Essencialm­ente pelo rendimento”, salienta. “O Tiago é um jogador um pouco introverti­do, não é muito expansivo, mas, por aquilo que

faz no campo, transmite qualidade à equipa maturidade em algumas ações em jogo, até pelo que já viveu. Tem mais experiênci­a do que muitos no Vitória”, frisa, destacando o perfil do jogador que esta época soma quatro golos e quatro assistênci­as em 16 jogos. “Sem ser um líder nato, porque não tem esse perfil de liderança ao berro, acaba por arrastar os outros, porque é alguém muito equilibrad­o, muito ponderado e tranquilo. Dá um bom ambiente no balneário, e essa sua forma de ser transmite serenidade à equipa em certos momentos do jogo”, conclui.

“Não tem perfil de liderança ao berro, mas, por ser muito equilibrad­o, transmite bom ambiente e serenidade à equipa”

Tonel Ex-jogador

 ?? ?? Tiago Silva é um especialis­ta nas grandes penalidade­s
Tiago Silva é um especialis­ta nas grandes penalidade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal