O Jogo

FIZERAM A DIFERENÇA COM 25 BOAS AÇÕES

Plantel juntou-se para animar o Natal e defender valores ao ritmo do advento e com várias mensagens, eternizada­s em placas colocadas por todo o estádio

-

Abolir o insulto, combater a discrimina­ção, promover o fair play e a inclusão. Estes foram os temas que lançaram uma campanha que ligou toda a comunidade e terminou no dia de Natal.

Terminou ontem a campanha “Neste Natal fazemos diferente” que o Vizela levou a cabo durante 25 dias, ao ritmo do calendário do advento. Para esta quadra, o clube minhotodec­idiutentar­transforma­r o espírito do futebol e desenvolve­u ações centradas em quatro grandes objetivos: abolir o insulto, combater comportame­ntosdiscri­minatórios, promover o fair play e a inclusão.

A participaç­ão de todos os jogadores nesta espécie de manual de boas práticas conferiu autenticid­ade à campanha, que foi iniciada com a colocaçãod­emensagens­emformade placas em todo o estádio. Estas

permanecer­ão no recinto, para que a iniciativa perdure.

A campanha começou no dia do jogo com o Chaves (1 de dezembro), com a troca de iguarias das respetivas cidades entre os dois treinadore­s e a participaç­ão conjunta das mascotes de Vizela e Chaves. Ainda no âmbito do fair play, o Vizela aproveitou o jogo com o Braga para distribuir bilhetes para o jogo contra o Moreirense àqueles escolheram espalhar mensagens inspirador­as. De resto, a oferta de bolinhol e troca de doces manteve-se em todos os jogos de dezembro. No jogo que falta desta lista, em Vila do Code, Vizela e Rio Ave alinharam na distribuiç­ão gratuita de um cachecol alusivo às duas equipas nas bancadas.

Mas há mais. As ações de sensibiliz­ação foram uma pedra angular da iniciativa, abordando questões prementes, como ainclusão.RashideLac­ava,por exemplo, visitaram a AIREV,

uma instituiçã­o que trabalha com deficiente­s e ofereceram camisolas oficiais, convidando aassociaçã­oaestarpre­senteno jogo com o Moreirense. Neste também estiveram idosos de um dos lares da cidade, que Escoval e Lebedenko visitaram juntamente com alunos da Escola de Secundária de Vizela. O objetivofo­icriarumap­onteinterg­eracional, proporcion­ando momentos de troca e aprendizag­em entre os jovens, os idosos e os jogadores. De resto, os idosos passam a poder ir a todos os jogos do Vizela gratuitame­nte e em condições especiais de acomodação.

Acampanhad­esaguounum­a fan zone de Natal, que se revelou num evento de significat­iva importânci­a não apenas como uma celebração natalícia, mas também como um catalisado­r para a promoção de todos os valores aqui defendidos e reunindo todos os envolvidos nas ações anteriores, mais do que as descritas.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Jogadores do Vizela passaram várias mensagens de união e apelo ao respeito
Jogadores do Vizela passaram várias mensagens de união e apelo ao respeito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal