O Jogo

ESTRANGEIR­OS PRECISAM-SE

Em contínua ascenção, a liga local pretende aumentar o número autorizado de futebolist­as de outros países

- RODRIGO CORTEZ

Nesta altura, o limite de estrangeir­os autorizado­s a cada equipa é de oito, mas já há conversaçõ­es entre os 18 competidor­es para que aumente para dez o número de inscritos na maior prova interna.

A principal competição de futebol da Arábia Saudita já conseguiu afirmar-se no cenário internacio­nal em termos mediáticos, mas pretende ir mais longe nos tempos que se avizinham. Um dos passos a dar para a concretiza­ção desse objetivo é o aumento do número de estrangeir­os permitidos a cada equipa.

Neste momento, cada um dos 18 clubes da Saudi Pro League pode inscrever oito jogadores estrangeir­os para atuarem no campeonato. Um contingent­e que está totalmente preenchido por todos os emblemas, acumulando um total de 164 estrangeir­os inscritos. Mas há futebolist­as de outros países que, dado esse limite, foram obrigados a ficar de fora da principal prova interna. É o caso do português Jota, contratado

ao Celtic por 29 M€, mas que só tem jogado nas provas internacio­nais devido à quota de oito atletas, que o Al Ittihadtem­ocupadacom­Benzema, Kanté, Fabinho, Coronado, Hamdallah, Luiz Felipe, Romarinho e Marcelo Grohe.

Mas, além de Jota, outros estão em idêntica situação noutros conjuntos, como é o caso do neerlandês Maher (Damac), do colombiano Ospina (Al Nassr) ou do brasileiro Vitinho (Al Ettifaq).

Nesta altura decorrem conversaçõ­es entre os clubes para que o número de estrangeir­os

permitidos possa aumentar para dez, segundo informou o “The Telegraph”, o que depois terá que ser ratificado por todas as partes envolvidas. De qualquer forma, o cresciment­o da competição num contexto internacio­nal sempre foi objetivo assumido pelos sauditas, que dessa forma poderão adquirir muitos outros futebolist­as de qualidade mundial, o que já acontece com nomes como, por exemplo, Cristiano Ronaldo, Benzema, Mahrez, Neymar, Sadio Mané, Kanté, entre muitos outros.

O português Jota foi um dos jogadores prejudicad­os pelo atual limite de oito estrangeir­os, uma vez que após o fecho do mercado de verão não pôde voltar a competir na liga saudita pelo Al Ittihad

 ?? PUB ?? O português Jota foi um dos prejudicad­os por haver um limite de oito estrangeir­os na liga
PUB O português Jota foi um dos prejudicad­os por haver um limite de oito estrangeir­os na liga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal