O Jogo

“SER ATLETA É UMA OPÇÃO DIFÍCIL”

Rui Pinto, um dos principais fundistas do Sporting, tem títulos nacionais na estrada e no crosse, perseguind­o o sonho de ser maratonist­a olímpico. Mas as dificuldad­es são muitas

-

Tem 31 anos, anda há 15 a somar títulos e, sendo um dos melhores fundistas da nova geração, revela-se um exemplo tanto no treino como nas sugestões para melhorar uma modalidade a precisar de planeament­o.

CARLOS FLÓRIDO

Rui Pinto é de Felgueiras e trocou cedo o futebol por uma carreira no atletismo. Já soma mais de 20 títulos nacionais, entre crosse e estrada. Fez a primeira maratona há oito anos, para em abril passado atingir o recorde pessoal de 2h11m23s e no iníco deste mês fazer 2h13m07s em Valência. Não chegou ao mínimo olímpico, mas está a cinco lugares de se apurar para os Jogos de Paris’2024 por ranking.

A Maratona de Valência não decorreu como desejava?

—Era das ideais para tentar a marca de qualificaç­ão para os Jogos, dando margem de manobra para, se necessário, fazer mais uma. Não correu como queríamos, mas não foi tudo mau. Tendo em conta o atual sistema de ranking é importante ter maratonas com marcas atuais e perto do recorde pessoal. A marca em si não me permite estar nos Jogos, mas revela que posso atingir aquilo que pretendo.

Vai fazer mais uma tentativa?

—Ainda não está definida a maratona, mas vou tentar em abril.

O resultado numa maratona é incerto?

—Fiz o que tinha de fazer. Não sinto que a preparação tenha falhado. Fiz dois estágios em altitude, em Font Romeu, França. Mas o nosso calendário é exigente e fui cumprindo as minhas obrigações com o clube. Como o calendário não beneficia a nossa preparação, pode ter influencia­do ir a um crosse exigente. Provavelme­nte, será a prova mais importante a nível nacional, mas se calhar paguei um pouco a proximidad­e entre as duas competiçõe­s.

Um dos problemas dos fundistas é o excesso de compromiss­os?

—É dos principais, pelo calendário. Não é responsabi­lidade dos clubes, que dependemos deles e tenho de agradecer a minha carreira ao facto de dois grandes clubes terem acreditado em mim. Afinal, são eles que me permitem estar no atletismo e fazer o que gosto, o que é mais importante do que ir aos Jogos Olímpicos. No entanto, o calendário não permite preparar objetivos individuai­s, tendo uma época em que precisamos de estar em forma todos os meses.

“Calendário nacional obriga a estar em forma todos os meses e não permite preparar objetivos pessoais”

Como é a preparação ideal de uma maratona?

—Durante três a quatro meses ter só uma ou duas provas de preparação específica. Assim é que poderemos chegar com frescura. Iniciei a época, em setembro, com um estágio, para ganhar base, e na fase mais específica, a faltar um mês, fui de novo para Font Romeu.

“Tive uma bolsa da federação e uma contribuiç­ão do Sporting para estagiar. Mas irei ter outro suportado por mim” Rui Pinto Atleta do Sporting

Esses estágios são de iniciativa vossa?

—E pagos por nós. Este ano tive uma bolsa da federação, que ajudou ao estágio, assim como um valor do Sporting, que também contribuiu. Mas agora irei fazer outro e já não

há verba, será suportado por mim.

É difícil ser um atleta profission­al?

—É uma opção difícil, arriscada. Fui conquistan­do o suficiente para conseguir estar na modalidade, mas neste momento não aconselho aos mais jovens. Recomendo terem algo paralelo ao atletismo, por ser difícil fazer disto vida. Um atleta investe muito de si e tenta fazer muito com o pouco que tem. Por vezes, não chega, porque há países com visão e condições diferentes, o que se reflete nos resultados. Estive em estágio sozinho, porque levar alguém seria ter mais custos, e vi lá seleções, como Inglaterra ou Países Baixos, com equipas completas e a preparar o Campeonato da Europa de Crosse. Depois, viram-se os resultados, foram muito melhores.

Precisa de andar a fazer contas para ser atleta?

—Passo a vida nisso. Por vezes somos criticados por corrermos esta ou aquela prova, mas temos de lá ir. Sem algumas provas comerciais, para ganhar alguma verba, não conseguimo­s. Algumas das corridas que faço é para depois investir.

 ?? ?? RUI PINTO SERÁ, ESTE SÁBADO, UM DOS CANDIDATOS AO TRIUNFO NA 29.ª SÃO SILVESTRE DO PORTO
RUI PINTO SERÁ, ESTE SÁBADO, UM DOS CANDIDATOS AO TRIUNFO NA 29.ª SÃO SILVESTRE DO PORTO
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal