O Jogo

Rafa faz 500 jogos num caminho 100% nacional

Avançado vai chegar à marca dos 300 jogos com a camisola das águias, no mesmo dia em que atinge as cinco centenas de partidas no futebol profission­al, todos em equipas portuguesa­s

- RITA DA SILVA VIEIRA

O camisola 27 é uma das principais figuras do Benfica. Henrique Nunes lançou o jogador e não se surpreende com o seu cresciment­o, falando de uma “excelente pessoa e profission­al”.

Rafa vai chegar aos 300 jogos com a camisola do Benfica, amanhã, frente ao Famalicão. Em final de contrato, o avançado das águias vai integrar um grupo restrito de jogadores que alcançaram as três centenas de partidas pelo clube da Luz e está à beira do top30 de jogadores com mais partidas no Benfica. Mas há outra marca distintiva que o ex-internacio­nal português vai atingir: 500 jogos no futebol profission­al. Uma carreira que aconteceu toda em Portugal com passagens pelo Feirense, Braga e Benfica.

O primeiro golo do jogador no futebol profission­al foi obtido a 23 de setembro de 2012, no ano em que foi lançado na equipa do Feirense, num jogo frente ao Penafiel. Apesar da derrota por 2-1, Rafa abriu o marcador da partida e começou um percurso que conta agora com 117 tentos, a maior parte deles pelo Benfica (80). “Nunca vi um jogador como ele. A velocidade que tem com bola é a mesma sem bola, é extraordin­ário. Quando ele estava connosco, e mesmo no Braga, não finalizava da melhor forma. Não há dúvida que com o tempo ele foi aprimorand­o e já é um melhor jogador. Mas acho que com a sua idade jovem, na altura, e a velocidade com que transporta­va a bola, nem sempre conseguia decidir bem, era normal”, explica Henrique Nunes, treinador que lançou Rafa na equipa principal do Feirense.

A carreira de Rafa é a 100% em clubes portuguese­s. O técnico considera que podem mesmo ter sido esses problemas a finalizar que não o fizeram sair de Portugal: “Tenho a certeza que teria vingado lá fora. A decisão no último passe pode ter sido uma das razões para nunca ter saído. Ele não era um finalizado­r e nem sempre definia bem. Agora é muito mais jogador, mas já está numa idade muito adulta no futebol”. A renúncia de Rafa à Seleção surpreende o treinador, que considera que “merecia mais oportunida­des”, apesar de compreende­r a decisão do avançado, que fez 25 jogos por Portugal.

Se alinhar no jogo com o Famalicão, Rafa, “um excelente ser humano e profission­al”, chega aos 300 jogos pelo Benfica, à beira de jogadores como João V. Pinto (302) e Grimaldo, o último a fazê-lo (303). Não surpreende quem o lançou: “Quando o chamei aos seniores, ganhou logo a titularida­de. Sempre soube que ia ter um grande futuro”.

“Nunca vi um jogador como ele. A velocidade que tem com bola é a mesma sem bola. É extraordin­ário”

“Tenho a certeza que tinha vingado lá fora. A decisão no último passe pode ter sido uma das razões para nunca ter saído” “Ganhou logo a titularida­de. Sempre soube que ia ter um grande futuro”

Henrique Nunes Ex-treinador de Rafa

 ?? ?? Rafa vai completar 300 jogos pelo Benfica, marcou 80 golos
Rafa vai completar 300 jogos pelo Benfica, marcou 80 golos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal