O Jogo

Leão é um borrego para Paulo Sérgio

Treinador já defrontou o Sporting 14 vezes e três empates, por três clubes diferentes, foi o melhor que conseguiu até ao momento

- HUGO SOUSA

O FC Porto é outra espinha atravessad­a na garganta do treinador, que já defrontou os dragões 18 vezes. Por outro lado, tem duas vitórias na Luz a reluzir no currículo, uma delas pelo Portimonen­se.

Há um desafio pessoal de Paulo Sérgio entrelaçad­o com o objetivo do Portimonen­se de retomar já contra o Sporting o caminho das vitórias, o que não acontece há quatro jogos: em 20 anos de carreira que já leva nos bancos, com passagem por vários clubes, o técnico nunca derrotou o Sporting. Houve 14 tentativas, 13 das quais em jogos de campeonato e outra ainda na Taça da Liga, mas o melhor que conseguiu foi empatar três vezes (ao leme de Paços de Ferreira, Académica e V. Guimarães).

O leão aparece, por isso, como uma espécie de borrego com quem Paulo Sérgio volta a ter oportunida­de de ajustar contas para uma despedida em beleza de 2023. Não é, porém, o único grande borrego que falta deslizar pela garganta do técnico, que também nunca venceu o FC Porto, em 18 oportunida­des. Por outro lado, a contrabala­nçar, o Benfica já faz parte da coleção particular de triunfos, e os dois que tem foram obtidos no Estádio da Luz, um bem recente, pelo Portimonen­se, e o outro pelo V. Guimarães, em jogo da Taça de Portugal. Por curiosidad­e, registe-se ainda que o último treinador do Portimonen­se a derrubar o Sporting foi António Folha, em outubro de 2018 (4-2, com golos de Manafá, bis de Nakajima e João Carlos para os algarvios). Além de Folha, José Torres, Artur Jorge, Manuel de

5

Oliveira e Mário Lino foram os técnicos que, no comando do Portimonen­se, venceram os leões.

A estratégia de Paulo Sérgio continuou, ontem de manhã, a ser preparada. Com todo o grupo disponível, a equipa deverá voltar a um esquema de três centrais, depois de uma defesa mais tradiciona­l, a quatro, usada em Moreira de Cónegos. Os algarvios voltam a treinar hoje e amanhã à tarde, dia em que o técnico projeta o encontro.

Em 20 jogos de campeonato contra o Sporting, o Portimonen­se venceu cinco, empatou cinco e perdeu dez

 ?? ?? Paulo Sérgio volta a ter pela frente o desafio de estrear-se a ganhar ao Sporting, de Rúben Amorim
Paulo Sérgio volta a ter pela frente o desafio de estrear-se a ganhar ao Sporting, de Rúben Amorim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal