O Jogo

RENATO PODE DEIXAR JÁ A ROMA

- RODRIGO CORTEZ

O PSG emprestou Renato Sanches à Roma até ao fim da temporada, mas o médio português pode deixar o clube de José Mourinho já em janeiro. O médio teve problemas físicos esta época e só participou em nove encontros dos gialloross­i (três a titular). No último deles, Mourinho colocou-o em campo ao intervalo, mas substituiu-o 18 minutos depois.

Na iniciativa do jornal uruguaio “El País”, o técnico concorre com o brasileiro Fernando Diniz e com os argentinos Lionel Scaloni, Luis Zubeldía e Marcelo Bielsa.

Depois das conquistas, chega a hora do reconhecim­ento público. Abel Ferreirave­nceu nos últimos dias uma distinção no Brasil e, já ontem, foi nomeado para outra no Uruguai.

Esta última é atribuída pelo jornal “El País” e tem o nome de “Troféu Rei da América”. O treinador que lidera o Palmeiras ficou em 2022 na segunda posição, atrás de Lionel Scaloni , que tinha acabado de levar a Argentina ao título mundial. Desta vez, Scaloni também está nomeado, assim como os compatriot­as Marcelo Bielsa e Luis Zubeldía. Este último causou sensação ao conduzir os equatorian­os da Liga Quito ao triunfo na Taça Sul-Americana. Quanto a Bielsa, assumiu em maio a seleção do Uruguai, que tem estado em boa forma com duas vitórias recentes sobre Brasil e Argentina,

na qualificaç­ão para o Mundial’2026.

Esse jogo disputado em Buenos Aires acaboupors­er mesmo o único mau resultado do ano para Scaloni, que em 2023 deu boa continuida­de ao título mundial, somando nove vitórias em dez jogos feitos.

Um dos favoritos ao prémio é o brasileiro Fernando Diniz, que conduziu o Fluminense à primeira Taça Libertador­es da sua história, já depois de ter ganho o título Carioca.

Abel Ferreira, por sua vez, consolidou a imagem de treinador ganhador, falhando desta vez a Libertador­es (que tinha erguido em 2020 e 2021), mas sagrando-se bicampeão brasileiro, o que nenhum estrangeir­o tinha conseguido no país. Com nove troféus em três épocas e meia, além de dar mostras de uma regularida­de impression­ante, sempre no topo, passou a ser também o estrangeir­o com mais troféus ganhos na histó

COM O TRIUNFO NA LIBERTADOR­ES, O PRIMEIRO DA HISTÓRIA PELO FLU, FERNANDO DINIZ É SÉRIO CONCORRENT­E DE ABEL ria do futebol brasileiro.

Um conjunto de proezas que, nos últimos dias, lhe valeu também a distinção de melhor treinador do Brasil para o portal “UOL”, mediante votação efetuada por 43 jogadores de clubes da Série A. Abel venceu de forma esmagadora, com 48,8 por cento dos votos.

Fernando Diniz, do Fluminense, ficou em segundo com 20,9%, terminando Dorival Júnior, do São Paulo, em terceiro com 9,3%.

 ?? ?? Em 2023, Abel foi bicampeão brasileiro e venceu também a Supertaça
Em 2023, Abel foi bicampeão brasileiro e venceu também a Supertaça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal