O Jogo

DA CATEQUESE PARA OS HERÓIS DO MAR

ANDEBOL Ponta-esquerda Pedro Oliveira é um dos jovens que prepara o Europeu com a Seleção Nacional, em Rio Maior

- RUI GUIMARÃES

Tem 21 anos, só foi internacio­nal nos sub-19 e está nos trabalhos da equipa das Quinas. Começou a jogar no Águas Santas e mudouse para o FC Porto, onde esta época se afirmou, após passar por Avanca e Gaia.

“O meu pai jogava nos veteranos do Águas Santas, que, na formação, era o clube mais competitiv­o que havia perto de mim. Como sempre quis entrarpara­oandebol,foiaíque comecei. Na altura não me deixavam ir por causa da catequese, que era no horário dos treinos, mas quando mudou para a tarde já me deixaram e fiquei muito contente”, conta Pedro Oliveira, ponta-esquerda do FC Porto, de 21 anos. Irmão de Nuno Oliveira, que joga na mesma posição, no Marítimo, emprestado­peloSporti­ng,ede Miguel Oliveira, central que atuanaLiga­Asobal,noAdemar León, o jovem é um dos convocados de Paulo Jorge Pereira para o Campeonato da Europa, que irá jogar-se na Alemanha entre 10 e 28 de janeiro.

“Entrei mais tarde nas seleções nacionais [sub-19], mas não vejo isso como uma desvantage­m, porque trabalhei muito para continuar. Encaro esta chamada à Seleção Nacional A, tal como a primeira [03/11/2021, no Luxemburgo], com ambição e vontade de ajudar Portugal. Acho que temos uma boa hipótese de chegar ao Main Round e vamos continuar a trabalhar para esse objetivo”, referiu, citado pela Federação.

Concentrad­os em Rio Maior desdeanteo­ntem,osHeróisdo Mar terão de garantir um dos dois primeiros lugares no Grupo F do Europeu, onde jogarão com Dinamarca, Chéquia e Grécia, para alcançar a primeira meta. O jovem portista é uma das novidades, tendo começado a destacar-se em 2021/22, ao serviço do Avanca – por empréstimo do FC Porto –, ao marcar 148 golos em 28 jogos. “Tive muitos minutos nessa época, mas foi para isso que fui emprestado e consegui aproveitar. Foi nessa temporada que dei o salto, porque tive muitotempo­dejogo,apesarde ser a minha estreia na I Divisão, e cresci muito”. No ano seguintebr­ilhounoFCG­aia–118 golos em 26 jogos – e no regresso ao FC Porto... pegou de estaca e já leva 54 golos. “Na altura eles [pais] não me deixavam ir por causa da catequese, que era no horário dos treinos, mas quando mudou para a tarde já me deixaram e fiquei muito contente.”

“Temos uma boa hipótese de chegar ao Main Round e vamos continuar a trabalhar para esse objetivo”

Pedro Oliveira Ponta esquerda da Seleção

 ?? ?? Pedro Oliveira foi internacio­nal sub-19 em 2021 e AA no mesmo ano
Pedro Oliveira foi internacio­nal sub-19 em 2021 e AA no mesmo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal