O Jogo

Os dois monstros num guião explícito

Alcaraz bateu Djokovic no milionário encontro de exibição inserido no festival do desporto de Riade e ambos levaram um milhão de euros

- MANUEL PÉREZ

Cerca de duas horas, três equilibrad­os sets e lances a fazerem lembrar os duelo a sério entre a lenda sérvia e o aspirante espanhol, foram os condimento­s perfeitos da Riyadh Season Tennis Cup.

Djokovic, de 36 anos, e número um do ranking ATP, e de Carlos Alcaraz, de 20 anos, delfim do sérvio na hierarquia mundial, estão a chegar ao fim e, ontem, ambos mostraram em público o estado atual de forma. O jovem murciano levou a melhor, por 4-6, 6-4 e 6-4, tendo fechado o encontro com a chave indicada para fazer o break a 5-4 do terceiro set. Sendo um desafio de exibição, onívelfois­urpreenden­temente alto, tal como o compromiss­o de ambos os lados, substituin­do alguma teatralida­de que costuma marcar encontros a feijões.

No evento que integra o calendário da Riade Season – período de outubro a março cheio de certames desportivo­s na Arábia Saudita, como ontem confirmou o visitante João Félix, que deixou ficar uma camisola (assinada) do Barcelona como recordação –, foi possível lembrar a rivalidade entre dois monstros do circuito. Defrontara­m-se quatro vezes este ano, Nole foi mais forte em Roland Garros, Cincinnati e nas ATP Finals, e o triunfo de Carlitos aconteceu na final de Wimbledon, deixando reconhecid­as marcas de desilusão no sérvio.

A Arábia Saudita tem dado passos firmes para se tornar destino obrigatóri­o dos circuitos ATP e WTA, cujos respetivos calendário­s, sobrecarre­gados, prometem abrir mais vagas. É a força do rial saudita (moeda local), que oferece luxuosas infraestru­turas, como a Kingdom Arena, espaço que acolheu esta gala do ténis e será o novo estádio do Al-Hilal de Jorge Jesus, Rúben Neves e Neymar. Este ano, ao contrário das edições anteriores, o prize money era público e agora tratou-se de cachês de presença, não sendo exagero apontar a mais de um milhão de euros a cada tenista.

O convite a Alcaraz foi o reconhecim­ento pelo ranking e os méritos que o levam a ser o mais sério candidato à sucessão de Djokovic. O campeão de Roland Garros joga hoje mais um encontro de exibição, em Múrcia, ante Roberto Bautista, e o início da nova época será em meados de janeiro, no Open da Austrália. Mais tarde do que Djokovic, cuja agenda o coloca ao serviço da seleção da Sérvia na United Cup, prova para equipas mistas, a partir de sábado e até 7 de janeiro, em Perth e Sidney, na Austrália.

“A primeira vez que vi o Alcaraz foi na internet, quando ele tinha 12 anos e já ganhava títulos. O que faz hoje é impression­ante”

Novak Djokovic N.º 1 ranking ATP

 ?? ?? Djokovic e Alcaraz fizeram uma exibição bem dura e João Félix foi dos convidados
Djokovic e Alcaraz fizeram uma exibição bem dura e João Félix foi dos convidados
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal