O Jogo

“O João vai colocar o egoísmo de lado”

Papel de co-líder no Tour será benéfico ao caldense, diz Rui, que fala ainda de Ivo e Pogacar

-

João Almeida vai à Volta a França e sabe que Tadej Pogacar, apesar de correr antes o Giro, será o líder. “É importante para o João fazer o Tour, ver como se sente. O João é um campeão, um vencedor, mas muito profission­al e vai colocar o egoísmo de lado para ajudar o Tadej. Vai ser bom para o João ter outro papel”, valida Rui Oliveira, elogioso quanto ao terceiro lugar do caldense no Giro: “Já em 2022 faria pódio, não fosse a covid-19. Tem evoluído muito. Sabe lidar com a pressão. Cada ano vai fazermelho­r.Podemosson­har com o João a vencer grandes corridas e o pódio no Giro foi prova disso.”

O gaiense vai estar com Tadej no próximo Giro e descarta desuniões na equipa: “Tivemos um bom grupo na Vuelta. Não senti divisões. Fomos tranquilos e unidos. A estrada coloca cada um no seu lugar. Gosto do João, mas também do Ayuso. Não é por ele ser português que vou trabalhar mais. Luto pelos dois. Quanto ao estilo, o Pogacar e o João são parecidos: descontraí­dos com os colegas e gerem bem a pressão.”

Rui Oliveira dedica ainda elogios ao esloveno: “Não teve a preparação do Vingegaard para o Tour, pois fraturou o pulso, mas mesmo assim fez um Tour surreal. Estaria mais taco a taco se não fosse a lesão. Quer estar sempre para ganhar. Há corridas mais exigentes que podem não ajudar ao Tour, mas ele pode vir a ganhar os cinco Monumentos. Tirei da ideia de que só corredores possantes conseguem ganhar Roubaix.”

O irmão gémeo e o reforço António Morgado também foram assunto: “O Ivo tem capacidade nos contrarrel­ógios, aprimorou as subidas e faz boas colocações. Em corridas de três a cinco dias pode ser líder. Esteve perto de ganhar a Boucles de la Mayenne. Quanto ao António, não foi preciso meter ‘cunha’. Todos viram do que ele é capaz.”

 ?? ?? Rui e Ivo Oliveira numa prova de madison pela seleção
Rui e Ivo Oliveira numa prova de madison pela seleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal