O Jogo

Schumacher num limbo há dez anos

Piloto alemão sofreu um grave acidente de esqui a 29 de dezembro de 2013 e quase nada se sabe sobre o seu estado desde então

- CARLOS FLÓRIDO

Homem mais rápido do mundo durante uma década (sete títulos de Fórmula 1 entre 1994 e 2004), o ex-piloto já leva o mesmo tempo num estado que se presume vegetativo, tendo agora 54 anos.

Hoje é certamente um dia triste na casa dos Schumacher. Não irão faltar as mensagens – nemasnotíc­ias–aassinalar­que se cumprem dez anos sobre o dramático acidente de esqui que deixou numa cama, até hoje, aquele que na altura era o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, com sete títulos mundiais e91vitór ias–números entretanto igualados e superados por Lewis Hamilton. O estado de Michael Schumacher, que vai fazer 55 anos no próximo dia3,édes de então um mistério.

Michael esquiava com o filho Mick– que há dois anos chegou à Fórmula 1 –, em Meribel, quando caiu e bateu coma cabeça numa rocha. Apesar de usar capacete, ficou em coma, mantidoaté junho de 2014, para três meses depois mudar para a sua casa na Suíça, onde tem sido mantido num segredo quase total. A sua esposa, CorinnaSch­u ma cher, apenas autoriza visitas aos amigos mais chegados e sob o compromiss­o de nada revelarem. Surgiram, mesmo assim, algumas inconfidên­cias, dando a entender que só mexeria os olhos. Mas Philippe Streiff, antigopilo­toqueestáq­uadriplégi­co e era seu amigo, disse também, logo em 2014, que “tal como eu está numa cadeira de rodas, paralisado, tendo problemas de memória e a falar ”. Nenhum adas versões foi até agora confirmada.

Em 2021, e para o documentár­io daNetflix sobre avida do marido, Corinna Schumacher abriu uma exceção. “Vivemos juntos, em casa. Fazemos terapia e tudo o que podemos para que ele se sinta confortáve­l e em família ”, disse. Os tratamento­s, foi-se estimando ao longo dos anos, terão um custo de meio milhão de euros por mês, o que totalizará uma soma absurda ao fim de uma década. Mas Corinna vendeu o jato do piloto por 26 milhões, tal como várias propriedad­es da família, e nos últimos anos tem estado com Michael numa mansão em Maiorca, comprada a Florentino Pérez por, consta-se, 30 milhões de euros.

 ?? ?? Michael Schumacher era o melhor piloto da história quando caiu, em 2013
Michael Schumacher era o melhor piloto da história quando caiu, em 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal