O Jogo

Fase final de clássicos decide o campeonato

Foram ontem a sorteio as seis jornadas que vão dar a conhecer o campeão nacional de 2023/24, mas também quem mais vai à Europa e quem se mantém

- RUI GUIMARÃES

O Sporting, com uma primeira fase imaculada – 22 jornadas e 22 vitórias – parte com uma vantagem mínima de quatro pontos para Benfica e Sporting, sendo o grande candidato ao título.

Num novo formato competitiv­o, em que as equipas vão jogar uma segunda fase com metade dos pontos amealhados nas primeiras 22 jornadas – este corte não é propriamen­te novidade, mas sim o número grupos em que os clubes se dividem –, tal ponta final do Campeonato Placard Andebol 1 foi ontem a sorteio na sede do Comité Olímpico de Portugal.

No grupo A, o do título – no B jogar-se-á para uma vaga nas competiçõe­s europeias e no C para a permanênci­a –, o Sporting vai arrancar com vantagem sobre os mais diretos adversário­s. Depois de terem feito uma campanha inicial limpa, com 22 triunfos, os verdes e brancos avançam para as novas seis rondas com 33 pontos, o Benfica com 29, o FC Porto, se partirmos do princípio que ganha ao Marítimo no jogo em atraso, também com 29, e o ABC, com 25. Ou seja, na pior das hipóteses são quatro pontos à maior sobre o águias e dragões, mas, se os tetracampe­ões empatarem ou perderem, para estes serão cinco de avanço.

Seja como for, a vantagem leonina é evidente, embora, e por experiênci­a própria – em 2015/16 e 2016/17 também fez as primeiras fases só com vitórias e não foi campeão no FC Porto – o técnico Ricardo Costa saiba muito bem que nada está ganho. Serão seis jornadas carregadas de clássicos, onde tudo poderá acontecer, que começam dia 13 com a visita do Sporting a Braga e um FC Porto-Benfica.

“Temos hoje um dos campeonato­s mais competitiv­os da Europa, o que não é coisa pouca”

Miguel Laranjeiro Presidente da Federação

 ?? ?? Fábio Magalhães no FC Porto-Benfica da primeira fase, as equipas que partem atrás do Sporting
Fábio Magalhães no FC Porto-Benfica da primeira fase, as equipas que partem atrás do Sporting
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal