O Jogo

GUERREIROS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA

Num jogo louco, esticado até ao prolongame­nto, Braga bateu o pé ao leão e conquistou a primeira Taça de Portugal na modalidade Braga pelo campeonato, Estreia: a lutar troféu esta época garantiu já o primeiro

- PEDRO GRANJA

O Braga fez história e conquistou o primeiro título de futsal da sua história, a Taça de Portugal, ao derrotar no prolongame­nto o Sporting, o grande rival desta época, com o qual partilha a liderança do campeonato, evitando que os leões alcançasse­m o décimo troféu.

Na “cimeira de líderes” que ocorreu em Sines, o público assistiu a um jogo louco, em que o Braga apareceu mais forte e eficaz nos primeiros 20’, perante um Sporting algo apático. Destacou-se Rafael Henmi, o japonês que deixou os leões de olhos em bico, ao bisar na etapa inaugural, brilhando no segundo golo, aos 18’, com o túnel a Diogo Santos, antes de bater Henrique Rafagnin. Com dois golos de desvantage­m, o Sporting reapareceu transfigur­ado no segundo tempo, chegando cedo ao empate, com tentos de Zicky Té, aos 23’, e Taynan, aos 24’. Com

o Braga atordoado e a não conseguir reagir, Zicky Té protagoniz­ou a reviravolt­a, aos 30’, num lance de génio, ao nível do de Henmi. De costas para a baliza, aguentou a pressão de Tiago Sousa, rodou sobre o jogador do Braga, picando, de seguida, a bola por cima de Dudu.

O Sporting parecia bem encaminhad­o para levantar a décima, mas o Braga, que decidiu arriscar a partir dos 5’ finais, passando a jogar na tática de 5 contra 4 jogadores de campo, foi premiado pelo arrojo a minuto e meio do final, num remate fora da área de Fábio Cecílio. No prolongame­nto, Joel Rocha, o primeiro treinador a conquistar a Taça de Portugal por três clubes diferentes (Fundão, Benfica e Braga), manteve a equipa a jogar com guarda-redes avançado, encostando o Sporting à defesa e acabando por ver Fábio Cecílio e Allan Guilherme sentenciar­em a partida, aos 47’ e 48’.

 ?? ?? Braga fez a festa em Sines e recebeu mensagem de parabéns de Fernando Gomes, presidente da FPF
Braga fez a festa em Sines e recebeu mensagem de parabéns de Fernando Gomes, presidente da FPF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal