O Jogo

RESOLUÇÃO NOS PENÁLTIS E FINAL COM A ARGENTINA

Portugal reedita hoje (20h30 ElevenSpor­ts 6) o jogo do título da Taça das Nações de 2019, depois de ter ganho à Itália, ao cabo de um jogo muito encaixado

- MANUEL PÉREZ

As três defesas de Xano Edo e os golos de João Rodrigues (1-0), Gonçalo Alves (2-1) e, de novo, do famalicens­e (3-2), após a série de cinco de penáltis, colocaram Portugal na final do torneio de Montreux, quatro anos volvidos sobre o triunfo frente à Argentina, rival desta noite.

Antes de ser desatado tão complicado nó, os 50 minutos regulament­ares não faziam prever que a resistênci­a italiana se prolongass­e por tanto tempo e o golo português fosse sendo adiado. Quarto jogo em quatro dias para as duas seleções, índices físicos naturalmen­te menos elevados e rotação das peças, aqui com os azzurri em desvantage­m. Giulio Cocco, a grande figura, está a cumprir cinco jogos do castigo sofridos no Mundial, mas é obrigado a assistir aos jogos, e tem visto um coletivo muito forte e até surpreende­nte.

A Seleção Nacional esteve sempre no controlo do encontro, pecou ao reter demasiado tempo a bola quando aumentava o ritmo, deixando o adversário organizar-se. O intervalo chegou com a Itália a respirar fundo ante as ocasiões de golo que ia evitando e o figurino da segunda parte não mudou. Um ou outro susto foi sacudido pelas defesas de Xano Edo, enquanto na outra baliza BrunoSga ria era opil arda determinaç­ão do conjunto muito bem orientado por Ales san dr o Berto lucci. Portugal procuravam arcara todo o custo, os postes evitaram um par deles e nem dois livres diretos (Hélder Nunes 39’; João Souto 40’), anularam o prolongame­nto. Nova aula tá tica de ambos os lados, ao longo de dez minutos, nos quais os comandados de Paulo Freitas foram superiores, mas novamente nada concretiza­dores. Uma bola ao poste da baliza de Edo, foi o último calafrio, antes da decisão da marca de seis metros.

XANO EDO FELICITADO POR HÉLDER NUNES E ÂNGELO GIRÃO, TENDO ESTE DADO AS DICAS CERTAS AO JOVEM GUARDIÃO

 ?? ?? Rafa voa, numa imagem fantástica de um Portugal-Itália muito equilibrad­o
Rafa voa, numa imagem fantástica de um Portugal-Itália muito equilibrad­o
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal