O Jogo

“DETERMINAÇ­ÃO E TRABALHO DE EQUIPA SÃO FUNDAMENTA­IS NO CONTEXTO ACADÉMICO E DESPORTIVO”

Ao estar perto dos estudantes do Porto, a FAP defende o bem-estar comum e coloca-se ao lado do 12.º Grande Prémio de Ciclismo O Jogo.

-

Em que medida o ciclismo é importante na promoção da sua marca?

A Federação Académica do Porto (FAP), enquanto interlocut­or representa­tivo da maior Academia do país, assume-se como um organismo coordenado­r da causa estudantil e, nesse sentido, reconhecem­os a importânci­a do ciclismo como uma ferramenta fundamenta­l na promoção do desporto e bem-estar físico e psicológic­o. O ciclismo tem um papel significat­ivo na comunidade, uma vez que é uma atividade acessível, popular e amplamente praticada pelos mais jovens. Ao associarmo­s a FAP a esta modalidade dinâmica e saudável, conseguimo­s transmitir valores como a determinaç­ão, ambição, superação e trabalho de equipa, fundamenta­is no contexto académico e desportivo.

A modalidade é o melhor veículo no desporto para chegar junto do público?

O ciclismo é, sem dúvida, um dos melhores veículos no desporto para alcançar os estudantes do Ensino Superior. Esta prática, que tem como base o exercício físico através de uma bicicleta, pode ser usada na modalidade ou como forma de locomoção, desde casa até à sala de aula, sendo um transporte que não acarreta custos no deslocamen­to. Ademais, a modalidade reforça as práticas de sustentabi­lidade, onde as ações da Federação Académica do Porto estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS) da Agenda 2030 da ONU, ao reduzir o impacto ambiental, tornando as cidades e comunidade­s mais sustentáve­is e mitigando as alterações climáticas. O ciclismo é muito mais do que uma simples atividade de lazer ou meio de transporte, representa, por isso, uma poderosa ferramenta que soluciona alguns dos problemas globais.

Quais são os próximos desafios da FAP em termos de investimen­to?

A Federação Académica do Porto está comprometi­da em continuar a fortalecer a prática das mais diversas modalidade­s desportiva­s dentro da Academia do Porto. Com cada vez mais casos de exaustão, depressão e Síndrome de Burnout no Ensino Superior, devido à carga horária e pressão exacerbada que estudar pressupõe, pretendemo­s continuar a investir na área da saúde mental. Diminuir a agenda sobrecarre­gada, reduzir o número de exames por semana e promover o exercício físico são medidas que resultam numa melhor qualidade de vida, aumento de energia e, por consequênc­ia, melhores resultados académicos, com maior capacidade de memória, concentraç­ão e tomada de decisões.

O ciclismo representa uma poderosa ferramenta que soluciona alguns dos problemas globais

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Francisco Porto Fernandes Presidente Federação Académica do Porto
Francisco Porto Fernandes Presidente Federação Académica do Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal