O Jogo

“Diretor desportivo? Só se Sérgio quiser”

Nuno Lobo defende a criação de uma ligação privilegia­da entre o treinador e o presidente

-

Voltando à questão do insucesso desportivo desta época. Conceição está há sete anos à frente do FC Porto, continua a ser o treinador certo?

—Continua a ser. O Sérgio Conceição encarna tudo aqui loque e usou como portista, o ADN Porto, o detestar perder. Odeio perder e tenho o mau perder.

E ele será o seu treinador? Será o nosso treinador.

E não vê nenhum sinal de desgaste no próprio Sérgio Conceição?

—Questiono-me como é que eu posso, num período eleitoral, num período conturbado que nós estamos a passar, porque já ouvi na comunicaçã­o social que alguém apresentou, hipotetica­mente, um nome para treinador e até um diretor desportivo. Como é que eu posso apresentar isso numa época a decorrer? Chamo isto o quê? Estabilida­de? Unir? Agregar?

Para diretor desportivo. Para treinador, Villas-Boas negou Gasperini…

—Não sei se foi o André que... foi o André? Não sei. Li qualquer coisa. Quando fala no diretor desportivo, eu digo que irei tê-lo se o Sérgio Conceição assim o quiser. Quem manda na equipa... Mas não sou eu que treino os jogadores do FC Porto todos os dias.

Caso o Sérgio Conceição diga que é importante ter esse diretor desportivo, tem o nome identifica­do?

—Não. Aquilo que eu tenho é isto: ver as carências, perguntar ao Sérgio Conceição, é assim que eu quero fazer. Perguntar ao Sérgio quais são as carências do plantel, aquilo que podemos fazer para que o FC Porto continue a ganhar. E o Sérgio me dirá as necessidad­es. Não vamos cometer loucuras. Agora depende do Sérgio Conceição, a necessidad­e de um diretor desportivo.

Mas não foi loucura chegar a jogadores como James Rodrigues, Hulk, Luís Dias, Jackson Martínez, Falcão, Lisandro

Lopez… esses jogadores que o FC Porto contratou e que depois veio a fazer dinheiro com a transferên­cia desses jogadores.

—Não foi nenhuma loucura. Não sei precisar, não tenho isso em mente, qual foi o jogador mais caro que o FC Porto comprou? Nesses grandes nomes que me citou agora, algum ultrapasso­u os 20 milhões de euros? O David Carmo. Está a ver onde é que estão as loucuras? Temos que separar o trigo do joio, apostar no scouting.

E o diretor desportivo não pode fazer essa ponte entre o scouting e a equipa profission­al de futebol, e fazer a ponte também com a administra­ção da SAD?

—Vou deixar esse papel para Sérgio Conceição. Nestes sete anos, ele conseguiu fazer das tripas coração, com equipas com baixos orçamentos. Lembro-me da primeira época... acredito plenamente nos poderes do Sérgio Conceição, na

Nestes sete anos, Sérgio Conceição conseguiu fazer das tripas coração, com equipas com baixos orçamentos. Lembro-me da primeira época... acredito plenamente nos poderes do Sérgio Conceição, na sua competênci­a”

sua competênci­a. Acho que tem que haver esse elo muito forte, cimentado, bem cimentado, entre o treinador de equipa principal, o Sérgio Conceição e o presidente. Depois, havendo a necessidad­e, uma escolha minha e do Sérgio, um diretor desportivo. Agora, aquilo queéimport­anteéo scouting. Cito vários jogadores, como o caso de Maniche, um jogador que treinava num terreno no baldio, ali pelos lados da Luz, treinava à parte, e veio para o FC Porto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal