O Jogo

“O plantel tem perdido valor ano após ano”

-

Consideran­do a situação financeira do FC Porto, dizer que o seu programa é exequível não revela algum otimismo?

—Tenho noção das dificuldad­es que o FC Porto atravessa, mas é um problema transversa­l. Não vale a pena estar a citar os passivos de outros clubes. Vemos a nível internacio­nal passivos astro nó micos.P ar anão melindrar clubes portuguese­s, falamos no Barcelona, que tem mais de 2 mil milhões de euros de passivo. Agora, eu tenhopr opostas de sustentabi­lid ade e de futuro. Acredito que podemos reverte reste valor, porque falamosem 400 e tal milhões de euros.

Não considera estranho os resultados financeiro­s serem tão negativos depois

do clube ter transferid­o o passe de vários jogadores? Estamos a falar de James Rodríguez, Hulk, Falcao...

—Compreendo a pergunta e também ponho os meus pontos de interrogaç­ão, mas aquilo a que assisti nesses anos todos foi um FC Porto campeão europeu, em 2004. O FC Porto ganhou uma Liga Europa, uma Taça UEFA. E não vou estar aqui a falar dos perdões fiscais concedidos a certos clubes. Consta que um dos perdões dados a um clube de Lisboa equivale a três presenças naChampion­s.É claro quem e interrogo ondeé que está o dinheiro. Mas preocupam-me também os negócios da equipa B. A presença de empresário­se com is sionistas. Dou o exemplo de um negócio em que fomos lesados financeira­mente e desportiva­mente: o Taremi esteve com um pé no Milan e o FC Porto podia ter tido algum encaixe financeiro. Diz-seque foi alguém ligado ao clube que esteve neste negócio e que abortou. Este paradigma tem que mudar.

Para além das questões de arbitragem e do momento eleitoral, não considera que o FC Porto tem vindo a perder qualidade no plantel? Sérgio Conceição tem batido várias vezes nessa tecla.

—É verdade. Eu não me esqueço daqui loque disse em 2020 e não me esqueço daquilo que o Sérgio fez com a equipa de remendos, não querendo ofender os jogadores do FC Porto, que brilhantem­ente tiraram o penta ao Benfica. É claro que o nosso plantel, ano após ano, tem perdido valor. As nossas mais-valias, a equipa que foi campeãdaYo­uthLe ague, vendemos jogadores para tapar buracos financeiro­s.

Está a falar de Vitinha, Fábio Vieira...

— Do Fábio Silva… E só não da nossa formação: o Luis Díaz saiu às pressas para tapar mais um buraco. Falo dosc ou ting, ou da falta dele. O FC Porto tem que apostar na formação. Aprova dissoé que comes saformação­con seguiu puxaram anta e destapar os pés. É is soque eu espero que mude o quanto antes. Muitas vezes nãoé só gastar milhões e milhões. Lembro-mede um caso de um clube que investiu, em quatro ou cinco anos, 400 milhões de euros e conseguiu três títulos nacionais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal