O Jogo

“Há que entrar com coragem”

Álvaro Pacheco pede golos aos seus avançados para superar a desvantage­m da primeira mão

- CRISTINA AGUIAR

Determinad­o, o treinador envolve a equipa com um espírito de coragem, sem se agarrar a possíveis vulnerabil­idades que condiciona­m a atualidade do FC Porto, que tem como “prioridade” a Taça.

O V. Guimarães entra para a segunda mão em desvantage­m, mas com “ambição e crença” em avançar para a etapa final. Álvaro Pacheco investe no espírito ambicioso da sua equipa e lembra que “há muitos anos que o clube não está na final e há muitos anos que não conquista a Taça de Portugal”. Duas asserções que reforçam a atitude para o quarto jogo frente ao FC Porto.

O V. Guimarães esteve sete vezes na final da prova e venceu apenas uma, em 2012/13, objetivo que depende do desfecho da visita ao Dragão, a uma casa cujo ambiente tem andado agitado. “É uma competição diferente”, atirou Álvaro Pacheco, ciente que a Taça de Portugal é “prioridade” para o FC Porto, por isso “quer muito ganhar, porque muito provavelme­nte é muito difícil ganhar o campeonato”, alegou, não valorizand­o em demasia as circunstân­cias em torno da equipa de Sérgio Conceição.

O futebol não é uma ciência exata, é um espaço de imprevisib­ilidade. Até porque, repetiu Álvaro Pacheco, “são jogos diferentes, de cariz diferente”. Uma coisa é certa: “São equipas muito motivadas em quererem estar na final”, reforçou, prenuncian­do “um jogo fantástico”, igualmente intenso nas bancadas.

A distância entre os dois confrontos é uma espécie de “intervalo”, quem anda há décadas nisto sabe que o tempo de pausa pode ajudar a mudar a tendência da primeira parte. O V. Guimarães “está a perder” e para virar o resultado “terá de sair da sua zona de conforto”. Pacheco pede que a equipa “entre com uma coragem muito grande” e terá para demonstrar a vontade em pisar o relvado do Jamor deverá fazê-lo com “qualidade de jogo” e “com capacidade de criar mossa”.

Esse caminho faz-se, também, degolo se nemo regresso de Ta remi às opções de Sérgio Conceição abalam“O meu focoéo Nélson, o Jota e o Kaio e perceber como serão capazes de chegar ao golo. O foco é pegar nos meus jogadores, motivá-los, orientá-los para serem capazes de marcar golos para estarmos na final”, sustentou Álvaro Pacheco.

“O foco é orientar os meus jogadores para serem capazes de marcar golos”

Álvaro Pacheco Treinador do V. Guimarães

 ?? ?? Álvaro Pacheco acredita na presença no Jamor
Álvaro Pacheco acredita na presença no Jamor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal