O Jogo

Um campeão à espera da confirmaçã­o

- Jorge.maia@ojogo.pt

Com sete pontos de vantagem, após o acerto de calendário com o Famalicão, o Sporting está a um passo de voltar a erguer o troféu de campeão.

1Um golo de Pote chegou para o Sporting alargar a vantagem na frente para sete pontos deixando a questão do título praticamen­te arrumada, mesmo que Rúben Amorim insista que ainda não se sente campeão. É verdade que ainda há jogos complicado­s no calendário dos leões, que recebem o Vitória de Guimarães na próxima semana e se deslocam ao Dragão logo a seguir, mas até a capacidade de sofrimento que a equipa demonstrou ontem, quando o Famalicão pressionou em busca da igualdade, é um sinal de que, depois de cravarem as garras, os leões já não largam a presa e de que o título é apenas uma questão de tempo.

2Se a expressão chicotada psicológic­a também pode ser aplicada a um plantel, talvez seja por aí que se explica o afastament­o de Jorge Sánchez, Ivan Jaime, André Franco e Toni Martínez do restante grupo de trabalho do FC Porto. O descontrol­o emocional da equipa, notório nos últimos jogos, resistiu a tratamento­s mais conservado­res e talvez exija esse tipo de terapia de choque. O jogo desta noite, frente ao Vitória de Guimarães, logo dirá se a coisa funcionou, sendo certo que o FC Porto joga, senão pela salvação da temporada, no mínimo pelo adiamento da sua condenação. Garantir o acesso ao Jamor, manter na mira a conquista de um título, ajudará a manter a equipa focada até ao final da época. Perdê-lo, esvaziará o resto do balão e tornará o que sobra desta época numa via-sacra que pode tornar a defesa do terceiro lugar no campeonato ainda mais difícil.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal