O Jogo

Novas ações em bolsa amanhã

Títulos em causa resultam da recompra dos VMOC aos bancos e não terão de ser vendidos

-

Os 135 milhões de títulos da SAD do Sporting resultante­s das operações de recompra dos Valores Mobiliário­s Obrigatori­amente Convertíve­is (VMOC) ao BCP e Novo Banco vão ser admitidos em bolsa amanhã, foi ontem anunciado.

Em causa estão 134 990 453 de ações representa­tivas da SAD, correspond­entes a 66,83% do capital social, que têm um valor unitário de um euro, e que representa­m os dois aumentos de capital social feitos em 31 de julho de 2022 e em 15 de fevereiro de 2024 , segundo a informação disponível na Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s.

“Foi solicitada a admissão à negociação das ações no mercado regulament­ado Euronext Lisbon, sendo previsível que a mesma venha a ocorrer em 19 de abril de 2024”, lê-se no prospeto ontem divulgado pela SAD através da CMVM.

As VMOC remontam à liderança de José Eduardo Bettencour­t, que recorreu a este instrument­o em 2011 para injetar 55 M€ na SAD, com um prazo de validade até 2016, num processo que foi depois renegociad­o por Bruno de Carvalho e Frederico Varandas.

As ações já estavam inscritas na central de valores mobiliário­s, sendo que a SAD liderada por Frederico Varandas salvaguard­a que ainda que os títulos não sejam “fungíveis” com os que já estão em circulação (e portanto alvo de troca), “conferem aos seus detentores os mesmos direitos que as ações existentes, incluindo no que respeita ao direito a receber dividendos”. Por outro lado, a admissão destes títulos à negociação não significa que os títulos serão vendidos em bolsa. Com esta operação de conversão, o clube passa a deter 87,994% da SAD, o que abre a porta, no futuro, à eventual entrada de um investidor minoritári­o.

 ?? ?? Salgado Zenha e Frederico Varandas
Salgado Zenha e Frederico Varandas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal