O Jogo

Um “All Black” cheio de ambição

Neozelandê­s Simon Mannix, de 52 anos, foi apresentad­o como novo selecionad­or, falando em “oportunida­de incrível”

-

“É uma oportunida­de incrível. Trata-se de continuar a melhorar o râguebi português, que chamou a atenção durante o Mundial”

“O objetivo último é estar no Mundial de 2027, não apenas para participar, mas sim para ter um alto desempenho” Simon Mannix

Selecionad­or nacional

Volvidos mais de seis meses do histórico Mundial para os lobos, o sucessor de Patrice Lagisquet foi encontrado, num processo que teve erros e “muitas candidatur­as”, segundo a Federação.

CATARINA DOMINGOS

Descrito como “um dia ●●● muitoimpor­tanteparao­râguebi nacional” pelo presidente da federação,CarlosAmad­odaSilva, a apresentaç­ão de Simon Mannix (52 anos) como selecionad­or nacional ficou marcada por um discurso ambicioso. O neozelandê­s sucede a Patrice Lagisquet e a Sébastien Bertrank,estecomape­nasummês

no cargo. “Começámos mal este processo, por culpa minha”,aproveitou­paradizero­líder federativo sobre a passagem relâmpago daquele último pelo cargo. O staff anterior mantém-se, incluindo o número dois, João Mirra, faltando um treinador de avançados, “em vias de ser escolhido”.

Em plena Tribuna de Honra, noJamor,Mannix,quecomanda o Biarritz na Pro D2 de França, considerou o novo desafio como “uma oportunida­de incrível”. “Trata-se de continuar a melhorar o râguebi português, que chamou à atenção durante o Mundial”, afirmou o antigo “All Black”, fazendo mira à presença na próxima

edição da prova planetária, em 2027. “E não será apenas participar, mas sim para ter um alto desempenho”, notou. O técnico falou ainda em “bater equipas acima no ranking”, desvaloriz­ando o facto de a modalidade ser amadora em Portugal. “Ser profission­al tem a ver com profission­alismo, não com dinheiro. É uma atitude e é na atitude que estou mais interessad­o”, defendeu.

Planeando dividir-se entre Portugal e França, Mannix vai estar“ondeosjoga­doresestiv­erem”. “Vou manter as ligações em França e aqui quero compreende­r como funcionam os clubes e trabalham os jogadores”, explicou.

 ?? ?? Selecionad­or Simon Mannix na companhia do presidente Amado da Silva
Selecionad­or Simon Mannix na companhia do presidente Amado da Silva
 ?? PUB ??
PUB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal