O Jogo

História sorri aos Três Leões

Inglaterra deixou Espanha (então campeã em título) fora do Euro’68 e festejou em 1980 e 1996

-

No Itália’80, as duas seleções chegaram à última jornada da fase de grupos já eliminadas. No Euro’96, Hierro e Nadal falharam os seus penáltis e os ingleses seguiram para as meias-finais.

BRUNO VENÂNCIO

O triunfo arrancado nos descontos por Inglaterra sobre os Países Baixos ditou uma inédita final entre ingleses e espanhóis, depois de na terçafeira a Roja ter batido a França pelo mesmo resultado. Frente a frente estarão dois países com um histórico de confrontos na competição curto, mas com um denominado­r comum: a seleção dos Três Leões saiu sempre por cima.

O primeiro grande dissabor para Espanha em confrontos com Inglaterra aconteceu ainda no apuramento para o Euro’68. Os espanhóis, então campeões em título, nem sequer conseguira­m garantir a presença na edição de 1972 após serem derrotados fora (1-0) e em casa (1-2) no playoff de apuramento, numa altura em que iam apenas quatro seleções à fase final.

Na edição de 1980, disputada em Itália, deu-se o primeiro embate na competição propriamen­te dita. Espanha e Inglaterra chegaram à última jornada da fase de grupos com apenas um ponto e já sem quaisquer possibilid­ades de seguir em frente - na altura apurava-se apenas o primeiro de cada grupo, com Bélgica e Itália a discutirem essa posição. Os golos de Trevor Brooking (19’) e Tony Woodcock (61’), ainda assim, valeram uma despedida honrosa dos ingleses,confirmand­ootriunfo por 2-1.

Já no Euro’96, jogado precisamen­te em Inglaterra, a partida revestia-se de uma importânci­a muito superior: jogavase a passagem às meias-finais. O marcador não se alterou nem nos 90’ nem no prolongame­nto e, no desempate por grandes penalidade­s, seria mesmo a seleção anfitriã a fazer a festa, com Fernando Hierro a atirar à trave e David Seaman a defender o remate de Miguel Ángel Nadal.

 ?? ?? David Seaman foi decisivo no desempate por penáltis no Europeu de 1996
David Seaman foi decisivo no desempate por penáltis no Europeu de 1996

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal