VITÓRIA EMOTIVA E ALMEIDA EM QUINTO
Jonas Vingegaard, que há cerca de três meses estava na cama do hospital, venceu a 11.ª etapa do Tour e desfez-se em lágrimas
Ciclista natural de A-dosFrancos, Caldas da Rainha, fez um grande trabalho, terminou a etapa de mais de 200 quilómetros em sexto lugar e subiu à quinta posição da classificação geral da Volta a França.
Jonas Vingegaard (VismaLease Bike), Tadeg Pogacar (UAE Emirates), Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) e João Almeida (UAE Emirates) foram figuras, por diferentes razões, da 11.ª etapa da Volta a França em bicicleta, finda a qual Pogi aumentou a vantagem para Remco, tendo apenas perdido um segundo para Vingegaard, um vencedor de tirada extremamente emocionado.
“Estar a regressar da queda [pára e chora] significa muito.
Este triunfo faz-me pensar em todas as coisas pelas quais passei nos últimos meses. Nunca teria conseguido fazer isto sem a minha família”, desabafou o bivencedor do Tour em título sem conter as lágrimas. O dinamarquês, recorde-se, foi um dos ciclistas que teve a participação na Volta a França em risco, depois da queda que sofreu com consequências muito graves – fratura de clavícula e várias costelas, uma contusão pulmonar e um pneumotórax – na quarta etapa da Volta ao País Basco.
Cortou a meta em primeiro lugar, ao bater o camisola amarela num sprint em que o esloveno cedeu ao pagar o esforço que fez num ataque a 30 quilómetros da meta. “Sentia-me bem no Puy Mary [penúltima contagem de montanha] e decidi atacar lá, mas depois o Jonas entrou muito bem na segunda subida e fomos juntos até ao final. Agora, todos podemos ver que é uma luta justa. Ele está na melhor forma, bateu-me muito bem no risco”, elogiou Pogacar.
Se se pode considerar que o líder da UAE Emirates sofreu uma derrota, o mesmo aconteceu com Remco, tendo o belga perdido tempo e estando agora a 1m6s do comandante do pelotão.
Em muito bom plano esteve também João Almeida. Na verdade, o ciclista de A-dos-Francos tem vindo a pedalar um Tour sempre em ascensão:43.º ao final da primeira etapa; 22.º na segunda; 21.º na terceira; entre a quarta e a sétima foi oitavo, dando aqui um bom salto; passou a sexto à oitava tirada, tendo ontem assumido o quinto lugar, deixando o até então segundo melhor UAE, Juan Ayuso, a quase três minutos de distância.
“Há três meses, não pensava ser possível vencer uma etapa”
Jonas Vingegaard Visma-Lease Bike