Re­por­ta­gem: 29º Con­gres­so SECOIR

OftalPro - - SUMÁRIO -

De 14 a 17 de maio, a ci­da­de de Alicante, em Es­pa­nha, re­ce­beu o 29º Con­gres­so da So­ci­e­da­de Es­pa­nho­la de Ci­rur­gia Ocu­lar Im­plan­to-Re­fra­ti­va (SECOIR), opor­tu­ni­da­de pa­ra atu­a­li­zar co­nhe­ci­men­tos so­bre Of­tal­mo­lo­gia e ver de per­to os prin­ci­pais vul­tos in­ter­na­ci­o­nais, es­pe­ci­a­lis­tas nas su­as ma­té­ri­as. Foi tam­bém al­tu­ra pa­ra ace­der aos úl­ti­mos avan­ços da me­di­ci­na apli­ca­da à vi­são, não só com a apre­sen­ta­ção dos equi­pa­men­tos mais atu­ais mas tam­bém com as pa­les­tras de in­ves­ti­ga­ções ino­va­do­ras, dis­cus­sões de pa­ra­dig­mas e de­ba­tes dos te­mas mais con­tro­ver­sos. Foi um even­to que fa­cil­men­te an­ga­ri­ou o es­ta­tuo de pri­mei­ra li­nha do gé­ne­ro na Pe­nín­su­la Ibé­ri­ca e, até, no Mun­do.

Em qua­tro di­as, mais de 1500 con­gres­sis­tas/ pro­fis­si­o­nais da vi­são qui­se­ram ex­pan­dir co­nhe­ci­men­tos nas vá­ri­as téc­ni­cas com­ple­xas co­mo a ci­rur­gia do cris­ta­li­no e ci­rur­gia re­fra­ti­va (te­mas que sus­ci­ta­ram mai­or dis­cus­são), ci­rur­gia an­te­ri­or do olho, dis­tro­pia ocu­lar, ca­ta­ra­ta, trans­plan­tes da cór­nea, ci­rur­gia tri­fo­cal, di­ag­nós­ti­co, que­ra­to­plas­tia, en­tre ou­tras. O Au­di­tó­rio do Con­ce­lho de Alicante foi o es­pa­ço es­co­lhi­do pa­ra aque­la que foi ad­je­ti­va­da, pe­la or­ga­ni­za­ção, co­mo a mai­or edi­ção de sem­pre na his­tó­ria da SECOIR. Tal veio a con­fir­mar-se, não só pe­los te­mas tra­ta­dos mas tam­bém pe­lo nú­me­ro re­cor­de de 200 co­mu­ni­ca­ções orais, tan­to em ‘pos­ters’ co­mo em ví­de­os. A pa­nó­plia de ati­vi­da­des pa­ra os par­ti­ci­pan­tes aten­de­rem era vas­ta, des­de for­ma­ções, sim­pó­si­os (al­guns com par­ce­ri­as, co­mo foi o ca­so do de­di­ca­do à in­ves­ti­ga­ção mé­di­ca pe­la SECOIR e GESOC – Gru­po Es­pañol de Su­per­fi­cie Ocu­lar y Cor­nea, e o da ci­rur­gia da cór­nea, com a EuCor­nea), ses­sões de “ti­ra dú­vi­das”, ex­po­si­ções comerciais, ca­sos clí­ni­cos, en­con­tros com es­pe­ci­a­lis­tas, co­ló­qui­os e en­tre­gas de pré­mi­os, co­mo a me­da­lha SECOIR e o pré­mio Me­ne­zo-Quin­ta­na. A or­ga­ni­za­ção te­ve a pre­o­cu­pa­ção de pro­mo­ver uma sé­rie de ini­ci­a­ti­vas pa­ra os mais jo­vens, atra­vés dos gru­pos SECOMIR e SCOIR Jo­ven, que pro­mo­ve­ram fó­runs apli­ca­dos aos te­mas so­bre que­ra­to­co­ne, len­tes epi­cap­su­la­res, e não só.

Por­tu­gal em destaque

Du­as das co­mu­ni­ca­ções li­vres ti­ve­ram es­pe­ci­al destaque em Múr­cia. Jo­sé Sal­ga­do Bor­ges apre­sen­tou os te­mas “Va­ri­a­ções diur­nas na res­pos­ta bi­o­mé­di­ca da cór­nea me­di­da com a ima­gem de Scheimp­flug de al­ta ve­lo­ci­da­de e no­vos mé­to­dos de cál­cu­lo”, no dia 15 de maio, na ses­são “Cór­nea 1”, e ain­da

o “Efei­to re­si­du­al do as­tig­ma­tis­mo re­si­du­al na dis­tor­ção lu­mi­no­sa após a ci­rur­gia da ca­ta­ra­ta com im­plan­te da len­te in­tra­o­cu­lar as­fé­ri­ca”, no dia 16, na ses­são “Cris­ta­li­no 2”. O mé­di­co por­tu­guês ha­via si­do dis­tin­gui­do no mês an­te­ri­or co­mo Mem­bro Ho­no­rá­rio da So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Ca­ta­ra­ta e Ci­rur­gia Re­fra­ti­va, no XIII Con­gres­so In­ter­na­ci­o­nal de Ci­rur­gia Re­fra­ti­va e Ca­ta­ra­ta. Es­te­ve pre­sen­te ain­da na “For­ma­ção con­ti­nu­a­da SECOIR em Ci­rur­gia Re­fra­ti­va”. Ou­tros es­pe­ci­a­lis­tas lu­sos par­ti­ci­pa­ram no even­to em ou­tros mo­men­tos, co­mo Fi­lo­me­na Ri­bei­ro, Jo­a­quim Mur­ta (que tam­bém foi dis­tin­gui­do com o mes­mo pré­mio de Sal­ga­do Bor­ges no Bra­sil), Ma­nu­el Ta­va­res, Fer­nan­do Vaz, Luís Tor­rão, Jo­sé Lemos, Ti­a­go Mon­tei­ro e Fer­nan­do Fa­ria Correia.

Even­tos pa­ra­le­los

Nes­ta 29ª edi­ção foi ain­da pos­sí­vel aten­der à reu­nião do World Ke­ra­to­co­nus So­ci­ety, on­de cen­te­nas de pro­fis­si­o­nais fa­la­ram dos tra­ta­men­tos da que­ra­to­co­ne e da sua eti­o­lo­gia. Em es­treia, a Ágo­ra SECOIR foi um es­pa­ço cri­a­do uni­ca­men­te pa­ra “de­ba­ter e apren­der Of­tal­mo­lo­gia a uma dis­tân­cia cur­ta”. Acon­te­ceu tam­bém a II Reu­nião da So­ci­e­da­de Es­pa­nho­la de En­fer­ma­ria Of­tal­mo­ló­gi­ca e a II Reu­nião de Op­to­me­tria Clí­ni­ca. Mais, a Al­con Vi­si­on Ca­re or­ga­ni­zou a 23ª edi­ção de “Per­las Fa­co-Re­fra­ti­vas” (ver re­por­ta­gem nas pá­gi­nas 40-43 des­ta re­vis­ta).

Pró­xi­ma edi­ção

Já se sa­be qu­an­do se­rá o 30º SECOIR. A ci­da­de de Las Pal­mas em Gran Ca­na­ria, a mai­or das ilhas Ca­ná­ri­as, te­rá a ta­re­fa de re­ce­ber mi­lha­res de vi­si­tan­tes, re­ce­ben­do-os com o seu tí­pi­co cli­ma tro­pi­cal. Es­tá pro­me­ti­do, pe­la or­ga­ni­za­ção, um pro­gra­ma ci­en­tí­fi­co igual ou su­pe­ri­or ao apre­sen­ta­do em 2014, pe­lo que é de es­pe­rar no­va­men­te mais um gran­de even­to de Of­tal­mo­lo­gia.

Jo­sé Sal­ga­do Bor­ges

Ou­tros pa­les­tran­tes do 29º Con­gres­so SECOIR

Jo­a­quim Mur­ta

Fi­lo­me­na Ri­bei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.