“Va­mos con­ti­nu­ar a apos­tar na nos­sa equi­pa”

Da­ni­e­la, Al­ber­to Jor­ge e An­dreia Fon­se­ca, Jor­ge Ocu­lis­ta -

Opticapro - - Primeira Página -

Al­ber­to Jor­ge Fon­se­ca, men­tor da em­pre­sa Jor­ge Ocu­lis­ta, foi o pro­ta­go­nis­ta da nos­sa ca­pa em ju­nho de 2005. Exa­ta­men­te 11 anos de­pois, da­mos lu­gar de des­ta­que às su­ces­so­ras: An­dreia e Da­ni­e­la Fon­se­ca. As du­as ir­mãs con­ta­ram­nos a “aven­tu­ra” que é ge­rir es­te gru­po nor­te­nho que pos­sui atu­al­men­te 20 óti­cas, des­de o Porto até Ar­cos de Val­de­vez.

Óp­ti­caP­ro: Quais fo­ram as prin­ci­pais mu­dan­ças ocor­ri­das no gru­po Jor­ge Ocu­lis­ta du­ran­te a úl­ti­ma dé­ca­da?

Da­ni­e­la Fon­se­ca: Des­de que as­su­mi­mos a ad­mi­nis­tra­ção da em­pre­sa, o nos­so pai ado­tou um pa­pel me­nos ati­vo, mas con­ti­nua com a pre­si­dên­cia do gru­po. As gran­des de­ci­sões são sem­pre to­ma­das com o seu aval mas so­mos nós que li­de­ra­mos o pro­je­to no dia-a- dia, que “da­mos a ca­ra”. Ain­da as­sim, o nos­so pai faz ques­tão de sa­ber, de se en­vol­ver, dan­do-nos sem­pre o po­der de de­ci­são. Pa­ra além da ad­mi­nis­tra­ção, con­ta­mos com uma equi­pa de 60 pes­so­as, di­vi­di­da en­tre co­or­de­na­ção, op­to­me­tris­tas, téc­ni­cos de óti­ca ocu­lar, téc­ni­cos de bal­cão, es­cri­tó­rio e de­par­ta­men­to de mar­ke­ting. Pa­ra su­por­tar a evo­lu­ção que de­li­ne­a­mos, sen­ti­mos a ne­ces­si­da­de de de­sen­vol­ver e in­ves­tir em fer­ra­men­tas cus­to­mi­za­das, criá­mos no­vas fer­ra­men­tas de ges­tão, so­lu­ções in­for­má­ti­cas pa­ra a ad­mi­nis­tra­ção, es­cri­tó­rio e lo­gís­ti­ca. Es­sas fer­ra­men­tas fo­ram fun­da­men­tais pa­ra que as lo­jas pu­des­sem al­can­çar uma mai­or au­to­no­mia e efi­ci­ên­cia. In­ves­ti­mos tam­bém na mu­dan­ça da ima­gem cor­po­ra­ti­va, na co­mu­ni­ca­ção e na re­mo­de­la­ção dos es­pa­ços fí­si­cos.

OP: Mas a equi­pa nem sem­pre foi as­sim...

DF: Não, mu­dou re­al­men­te mui­ta coi­sa. Quan­do en­trei pa­ra a em­pre­sa - há cer­ca de 12 anos - os téc­ni­cos de óti­ca ocu­lar pos­suíam qua­se to­dos o cur­so da As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Óp­ti­cos (ANO) mas não con­tá­va­mos com op­to­me­tris­tas li­cen­ci­a­dos, por exem­plo. Ho­je, apos­ta­mos na en­tra­da de pes­so­as jo­vens, for­ma­das, que pos­sa­mos con­ti­nu­ar a for­mar in­ter­na­men­te e que fa­çam car­rei­ra no gru­po. Te­mos fei­to uma apos­ta con­si­de­rá­vel na for­ma­ção in­ter­na, são in­ves­ti­men­tos avul­ta­dos, mas que, acre­di­ta­mos, nos tra­rão re­tor­no na qua­li­da­de dos nos­sos ser­vi­ços e das nos­sas pes­so­as. O ob­je­ti­vo é uni­for­mi­zar os mé­to­dos de tra­ba­lho, os pro­ce­di­men­tos, o ser­vi­ço, a co­mu­ni­ca­ção. Fi­ze­mos um tra­ba­lho exaus­ti­vo na re­co­lha, aná­li­se e avaliação do me­lhor que ca­da lo­ja pos­suía, que nos per­mi­tiu cri­ar um ma­nu­al Jor­ge Ocu­lis­ta, on­de com­pi­la­mos e ex­pli­ca­mos as “me­lho­res prá­ti­cas” a se­rem se­gui­das por to­da a equi­pa. Pos­so acres­cen­tar um da­do cu­ri­o­so: nes­te mo­men­to, es­tou pre­ci­sa­men­te no “meio da es­tru­tu­ra” em ter­mos cro­no­ló­gi­cos, exis­tem 25 co­la­bo­ra­do­res que já es­ta­vam na or­ga­ni­za­ção aquan­do da mi­nha en­tra­da e 26 que entraram pos­te­ri­or­men­te, dos quais 16 são op­to­me­tris­tas.

OP: E or­ga­ni­zam ações de for­ma­ção mais téc­ni­cas?

DF: Sim, te­mos por prin­cí­pio alo­car par­te do nos­so or­ça­men­to anu­al de in­ves­ti­men­to em for­ma­ção. Além de mó­du­los com re­cur­so a for­ma­do­res/con­sul­to­res ex­ter­nos, apos­ta­mos não só em for­ma­ções com­por­ta­men­tais, mas tam­bém téc­ni­cas. Por exem­plo, os nos­sos op­to­me­tris­tas reú­nem-se fre­quen­te­men­te pa­ra de­ba­ter ca­sos prá­ti­cos e tro­car idei­as/ex­pe­ri­ên­ci­as, o que é en­ri­que­ce­dor pa­ra eles e pa­ra a pró­pria em­pre­sa. Além dis­so, apos­ta­mos nu­ma li­ga­ção mai­or en­tre to­dos, an­te­ri­or­men­te is­so não acon­te­cia, por­que não exis­tia es­te ti­po de li­ga­ção en­tre as lo­jas. Fo­mos tra­ba­lhan­do no sen­ti­do de mu­dar es­se con­cei­to, apos­ta­mos cons­tan­te­men­te na co­mu­ni­ca­ção en­tre lo­jas, na for­ma­ção e no ‘ te­am buil­ding’, pa­ra que a

Da­ni­e­la, Al­ber­to Jor­ge e An­dreia Fon­se­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.