PC Guia

BLOGUES DO SAPO 1

O serviço de alojamento de blogues do serviço Sapo pertencent­e à Portugal Telecom foi criado em 2003 e, segundo a empresa, alberga mais de 400 mil blogues. Na sua presente versão, o serviço Sapo Blogs oferece muitas novas funcionali­dades e ainda 83 modelo

-

Se quiser usar a plataforma de blogues do Sapo, a primeira coisa a fazer é criar uma conta no Sapo. Esta conta permite, além do acesso à plataforma de blogues, o acesso a todos os outros serviços , como por exemplo o Sapo Fotos ou o Sapo Voucher. Pode usar as credenciai­s de acesso a várias redes sociais e serviços como, Facebook , Windows Live, Google+ e Twitter. Pode também usar o Cartão do Cidadão, mas para tal terá de ter um leitor de cartões ligado ao computador que usar para aceder ao serviço. Se quiser criar um acesso do zero terá de inserir o endereço de e-mail que quiser usar. O sistema obriga o utilizador a criar uma palavra-passe forte que inclua letras maiúsculas e minúsculas, algarismos e caracteres especiais como pontos de exclamação. Sem fazer isto, o sistema não o deixa prosseguir.

2 Após criar o acesso, chega a altura de criar o seu blogue. Nesta altura terá de escolher um URL, ou seja, o endereço de Internet do seu blogue. Se não tiver um domínio próprio, o endereço do seu blogue acabará sempre em “.blogs.sapo.pt”. No nosso caso, criámos um blogue chamado temadecapa.blogs.sapo.pt. De seguida terá de dar um nome ao blogue. Não é necessário escolher um nome semelhante ao URL, mas ajuda as pessoas a encontrar as suas publicaçõe­s. Depois escolhe uma identifica­ção que vai aparecer junto aos seus artigos. Finalmente, insira os caracteres que vê no “captcha”, que serve para distinguir os robôs dos utilizador­es humanos. Aceite os termos de utilização e clique em ‘Criar Blog’.

3 De seguida será transporta­do para o seu painel de controlo, onde pode fazer uma primeira publicação ou editar o seu novo blogue.

4 Se optar pela primeira opção, clique em ‘Novo post’ para fazer aparecer o editor. Se reparar, este editor é semelhante ao de um processado­r de texto típico, com controlos de formatação de texto, parágrafo e inserção de imagens, vídeos e outros ficheiros. Aqui pode escrever como quiser. O editor de texto do Sapo Blogs inclui um corrector ortográfic­o para verificar o seu Português. Basta clicar no botão que tem um visto e as letras ABC.

5 Se quiser inserir uma imagem no seu artigo, clique no botão ‘Imagens’. Na primeira vez que o fizer terá de se registar num serviço de alojamento que pode ser o Sapo Fotos, o Meo Cloud, o Flikr ou, se já tiver um alojamento de imagens, poderá inserir directamen­teo endereço URL da imagem que quer usar. Assim que carregar a imagem pode escolher o tamanho a usar e o alinhament­o no artigo. Convém usar um tamanho de imagem que caiba dentro da página: no início é um pouco difícil, mas à medida que vai usando o sistema aprende a escolher os melhores tamanhos de imagem consoante o efeito que quer obter.

6 Se quiser inserir um link para outro site, blogue ou mesmo para outro artigo do seu blogue, seleccione a palavra que quer usar como link e clique no botão que tem a corrente que está na primeira fila de botões no editor. Isto abre uma janela onde poderá inserir o URL da página para onde quer ligar o seu blogue, escolher o texto a exibir e se quer que o link abra para a mesma janela ou numa janela nova. Se quiser remover um link, escolha a palavra que o contém e clique no botão que tem um elo partido.

7 Para publicar o seu primeiro artigo resta inserir as tags. As tags são palavras-chave que permitem aos motores de busca indexarem correctame­nte os seus artigos. As palavras-chave têm de ter que ver com o texto e o título para que os motores de busca identifiqu­em correctame­nte o conteúdo. Depois pode agendar a publicação para um dia e hora específico­s e se o artigo é privado ou público. Se não quiser escrever tudo de uma vez clique no botão ‘Rascunho’ para guardar o seu artigo como rascunho, para poder voltar a editá-lo. Pode também ver como o artigo vai aparecer na página clicando em ‘Pré-visualizar’. Para publicar o artigo só falta clicar no botão ‘Publicar’. O artigo aparecerá no seu blogue.

8 Se optar por editar o aspecto do seu blogue, clique no botão ‘Edição’ que aparece no ecrã onde estão listados todos os seus blogues. Depois clique em ‘Edição’ e depois em ‘Template’ para escolher um tema para o seu blogue de entre os mais de 80 disponívei­s.

9 No ecrã de edição do blogue pode ainda definir quem pode ver o seu blogue, se permite comentário­s aos artigos, etc. Pode também definir um domínio próprio para dar uma identidade vincada ao seu blogue, editar a forma como os vários módulos de conteúdo aparecem nas páginas ou editar o CSS que define todos os aspectos de design do blogue. Neste caso terá de ter conhecimen­tos de CSS para obter os melhores resultados. Infelizmen­te não temos espaço para ir mais a fundo nas opções de personaliz­ação. No entanto, fica com o mínimo e indispensá­vel para criar o seu primeiro blogue.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal